RIO DE JANEIRO - CASA CARANDAÍ - DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS INTERFOOD

18/03/2015 12:08
Era dia de São Patrício (leia-se: mais um dia festivo no calendário onde você pode beber à vontade) e resolvi aceitar o convite para participar de uma degustação de cervejas especiais na Casa Carandaí, no Jardim Botânico (RJ).
Não conhecia o local ainda e fiquei impressionado com o charme, a decoração e os produtos que estavam à venda, super selecionados e de qualidade. Estava prevista a apresentação de 10 tipos diferentes de cerveja, todas elas importadas e representadas no Brasil pela Interfood, que apoiava o evento.
Aproximadamente 17 pessoas se inscreveram para a degustação, alguns casais, uma senhorinha, homens especialistas e bebedores de cervejas, e o representante da Interfood, Alexandre Kaufman. O bate-papo começou com uma introdução sobre o 'boom' recente de cervejas especiais comparando com o 'boom' de vinhos nos anos 90. Ingredientes da cerveja, processo de fabricação, as grandes famílias cervejeiras (Ale e Lager) e as escolas cervejeiras foram outros temas abordados.
 
Começamos com uma cerveja 'fácil', uma Mikkeller Hoppy Witibier, dinamarquesa de 5% que ainda não tinha provado e gostei muito, assim como a próxima, uma Ayinger UR Weisse, alemã de 5,8%. 
 
A tradicional La Chouffe, da Bélgica, foi a próxima, elevando o teor alcóolico para 8%. 
Enquanto Alexandre explicava alguns detalhes, íamos degustando as cervejas acompanhados por pães e frios super selecionados e deliciosos como presunto alemão, pastrami e salsichão com picles. 
Os queijos, excelentes, eram artesanais: Canastra, Serro e d'Alagoa, este último marcante e impressionante, parecia um gorgonzola, forte e que harmonizava bem com a Maredsous, uma tripel belga de 10%.
A 'brincadeira' continuou com a inglesa Samuel Smith India Ale (5%) e a escocesa Brewdog Punk IPA (5,6%), essa é imbatível, lupulada do jeito que eu gosto. 
 
Foram trocados os frios por uma salada de batata e mix de salsichas e linguiças. 
Uma americana Anderson Valley Hop Ottin IPA deu sequência á degustação, que ia ficando animada com o passar do tempo. 
Outra americana, Rogue Hazelzut Brown Nectar se destacou pelo forte aroma de amendoim, castanha, uma surpresa bem agradável. 
Na sequencia outra Samuel Smith, dessa vez uma Oatmeal Stout (5%), escura e doce. A última cerveja, uma Ayinger Celebrator Doppel Bock (Alemanha) foi harmonizada com um tipo de petit gateau de chocolate, combinação perfeita! 
Resultado: depois de quase 3h de bate-papo, bebidas e comidas, estávamos satisfeitos. A Casa Carandaí ainda ofereceu as cervejas degustadas com desconto e se firmou como um bom espaço para degustação e troca de idéias. Fique ligado no site para saber quando serão as próximas: https://www.casacarandai.com.br/