RIO DE JANEIRO - COMEDORIA

23/07/2015 10:34

Tapas ou "comida di buteco"? Fomos (eu e DJ) com o casal de amigos gourmets FPK/LS conhecer o Comedoria, da chef Kátia Barbosa no Leblon, que ganhou fama com o excelente Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira e os famosos (e fartamente copiados) bolinhos de feijoada- tipo os dadinhos de tapioca do chef Rodrigo Oliveira.

Quando cheguei me surpreendi com a lotação do restaurante, tipo 1/2 cheio ... perguntei: o que está acontecendo? Em pleno domingo de sol no Leblon - 13:00 hs - e você escolhe uma mesa para sentar? É a crise ...

O lugar é amplo e arejado permitindo que você assista a volta da praia, com janelas grandes, mesas e cadeiras típicas dos botequins cariocas, toalhas de papel, um bar bem posicionado na parte de trás aonde são exibidas várias marcas de cervejas e cachaças para degustação. 

  

A variedade dos bolinhos (o ponto forte da casa) viaja por todo o Brasil e merece uma atenção criativa da chef Kátia - e bota criatividade nisso!

Me lembrar de tudo o que comemos será uma tarefa árdua, mas começarei pelo bolinho de moqueca, uma homenagem ao chef capixaba Juarez Campos: se estivesse fazendo uma degustação às cegas acertaria de imediato o sabor da moqueca; perfeito, saboroso, temperado na medida certa e que melhora muito com umas gotinhas de pimenta da casa - moqueca sem pimenta não é moqueca.

Como já conhecia o bolinho de feijoada do Aconchego, parti para algo desconhecido: bolinho de jiló com linguiça, homenagem ao chef Claude Troisgros. Textura excelente, tempero com a marca da chef Kátia, gotinhas de pimenta, você quer mais o quê? 2 x 0 para o Comedoria!

E assim foi ... entre uma cerveja gelada e uma dose de Vale Verde, fomos batendo papo e nos divertindo.

Na sequencia, bolinho de feijão verde com carne de sol e bolinho de rabada encerraram o quesito "bolinhos". Adorei todos!

E aí mais uma surpresa: cápsulas de aipim com queijo, em formato coquetel, pra gente comer como se fosse pipoca; sabe quando você come pipoca e não para? É isso aí. Crocantes e saborosos com medo de viciar.

Além dos bolinhos, existem opções de sanduiches e pratos principais; partimos, então, para os 'finalmentes' de horas de papo. As meninas foram de costelinha embriagada e os meninos de rabada prensada com agrião. Gosto de rabada sem muita gordura para não ter que tomar 'ranitidina' depois. Tento adivinhar como foi feita com um cozimento lento durante horas, ou no estilo 'sous vide', depois é prensada e guardada na própria gordura para adquirir sabor. Ao ser pedida, leva-se ao forno para esquentar e caramelizar, servida com próprio caldo e pimenta verde. Deliciosa! Feliz!

 

Vale a pena conhecer e ficar horas batendo papo com verdadeiros amigos. Comida muito boa e atendimento excelente.

Ahhhh. Quando saímos já estava cheio ...

Rua Rainha Guilhermina, 48, Leblon, tel.: 2294-2913 (90 lugares). 12h/0h (sex. e sáb. até as 4h).