RIO DE JANEIRO - CT TRATTORIE

10/07/2012 19:15
Imaginem uma segunda-feira no Rio e você tendo que chegar cedo (antes das 20:00 horas) para conseguir uma mesa no CT Trattorie, do Claude e Thomas Troisgros. Só consegui chegar às 20:15 hs e o resultado: jantar às 21:15 hs ...
De qualquer jeito foi muito bom pois fiquei batendo papo com os filhos (JPVG, FGPM e RVG), nora (LF) e genrão (PPMM).
Claude e Thomas Troisgros
Há mais de trinta anos no Brasil, CT inaugurou a Trattoria em abril passado e já é um sucesso! Fica aonde foi o Boteco 66, na Alexandre Ferreira nº 66, na Lagoa. A decoração foi repaginada com objetos lembrando uma cantina, mas ainda tem um quê do Boteco, e se mantém agradável, confortável e charmosa. O serviço é muito simpático e atencioso. As louças são igualmente simples e guardanapos brancos com detalhes em vermelho e verde (atenção donos de restaurantes: os guardanapos sempresevem ser brancos e de pano, se possível, de linho!)
Claude montou um cardápio genial pois apesar dos pratos tradicionais da culinária italiana, há um toque dele em cada prato. Por exemplo: depois de ler alguns blogs dos meus amigos gourmets que apontavam como imperdível, pedi para experimentar de entrada a polenta mole orgânica, ovo poché, parmesão regiano e palmito trufado, com seis colheres para que todos também provassem. O detalhe do palmito trufado faz toda a diferença e nos dá a sensação que comeríamos muito bem!
Além do pão, uma foccacia com casquinha crocante, e manteiga nos serviram de cortesia uma seleção de antepastos que estavam ótimos.

 

 
Sabe quando você vai a um restaurante e fica na dúvida sobre a sua escolha uma vez que quer provar tudo? Foi isso que aconteceu comigo e a família - trocamos várias vezes as escolhas! Finalmente conseguimos!!!
LF escolheu um canelloni recheado de ricota e camarões alla putanesca
PPMM pediu um penne de paleta de cordeiro assado, cogumelos e farofa de panko, que provei e estava com aquele gosto de França no molho ...
FGPM foi de spaghetti à la Carbonara com carne seca crocante, que também provei e estava delicioso com o toque da carne seca ...
JPVG, que tinha escolhido a polpetta, mudou para o spaghetti com ragu de carne assada a Bolognese, e se deu muito bem!
RVG, que tinha escolhido o mesmo prato de PPMM, trocou pelo fettucine cremoso com funghi porcini trufado e ficou extasiada com a espuma que é servida no prato.
Eu confesso que há muito tempo não ficava indeciso com um pedido. Depois de pensar muito escolhi o fettucine simples na manteiga Aviação, parmesão e batata palha. Aí você vai perguntar: batata palha no macarrão? Foi para ver como ficaria essa composição é que escolhi o fettucine. Fantástico! As batatas palhas são finíssimas e dão uma crocância diferente ao prato.
Como as porções são fartas, pedimos de sobremesa o petit gâteau de doce de leite, sorvete de tapioca, com seis colheres novamente. No final houve uma sugestão para repetirmos a sobremesa mas já era demais!!!
Tudo que é bom acaba rápido! E foi assim o meu magnífico jantar em família numa segunda-feira no Rio. Valeu, e valeu muito!!!