RIO DE JANEIRO - DUO

02/10/2012 13:57
Fui jantar ontem com os meus filhos no Duo, Barra, dos empresários Nicola Giorgio e Dionísio Chaves. 
As panelas estão sendo comandadas pelo chef Michele Del Monaco. Italiano de Nápoles, Michele foi chef do Relais & Chateaux Il Pellicano, uma estrela Michelin, e no restaurante Tanit Poltu Quat (OT), na Sardenha.
Os sabores clássicos italianos foram contemplados por ocasião da confecção do menu. Além dos clássicos, o ítem "especialidades" traz pratos com apresentação inovadora e finalização no forno à lenha. No almoço a casa apresenta o menu "del giorno", com couvert, entrada e prato principal a preço fixo. No jantar, além do menu tradicional, há sugestões de pizzas gourmets ...comemos uma!
Outro ponto alto do Duo é a carta de vinhos. Resultado de cuidadoso e constante estudo de Dionísio Chaves, um dos mais respeitados sommeliers do país, a seleção de 540 rótulos tem foco nos italianos. Dionísio reservou espaço também a vinhos menos conhecidos e de ótima qualidade, com destaque para pequenas vinícolas européias, além de boa oferta de rótulos a preços mais acessíveis.
O restaurante muito bem montado por Miguel Pinto Guimarães, com a iluminação a cargo do competente Maneco Quinderé e paisagismo da Lanscape oferece um espaço (600m2) para 120 pessoas, dividido em 3 ambientes interligados.
O Duo, apesar de ter sido inaugurado no início de 2011, já conquistou o prêmio Água na Boca Barra 2011, do jornal O Globo, na categoria "Novidade", e o prêmio Melhor do Rio de Janeiro 2011-2012 da Revista Época, na categoria "Novo". No prêmio Comer & Beber 2011-2012, da Veja Rio, Dionísio Chaves foi eleito Sommelier do Ano.
Começamos com um couvert "Duo", muito bem apresentado e gostoso .... aliás o serviço é excelente!
Antes de chegar os pratos principais, o garçon me ouviu falar dos maravilhosos piscos souers que tomei no Peru, nos trouxe uma pequena amostra dos que são servidos lá. Ótima apresentação, mas um detalhe me chamou a atenção: não colocaram aquela gota de angostura em cima ... falha técnica!!!
Continuamos com os seguintes pratos:
MALTAGLIATE AL CINGHIALE E FUNGHI PORCINI - Massa fresca com javali e funghi porcini seco
PENNETTE CON GAMBERI AL DUO DI POMODORI FRESCHI E SECCHI - Penne com camarões ao duo de tomate fresco e seco
PALETTA DI AGNELLO Al CHIANTI CON GNOCCHETTI AL TALEGGIO - Palheta de cordeiro ao vinho chianti com nhoque ao queijo taleggio
Vale a pena visitar para provar uma "vera" comida italiana, com uma execução primorosa, e um serviço excelente (mais uma vez!)
DUO Restaurante
Av. Érico Veríssimo, 690 - Barra da Tijuca
Aberto: De Segunda à Quinta - Almoço: 12:00h às 16:00h | Jantar: 19:00h às 01:00h - Sexta - Almoço: 12:00h às 16:00h | Jantar: 19:00h às 01:30h - Sábado - 12:00h às 01:30h | Domingo - 12:00h às 24:00h -contato@duorestaurante.com.br - Telefone: 2484-4547