RIO DE JANEIRO - FORMIDABLE

14/09/2015 11:16

Há muito tempo não comia tão bem ... fui almoçar no Formidable, com BG e DJ, um bistrozinho no Leblon comandado pelo chef Pedro de Artagão (grupo Irajá) que presta uma homenagem à cozinha francesa. O sous-chef Guilherme toca, com simpatia e competência a cozinha e o mini salão, ao mesmo tempo! (Crédito Alexander Landau)

 

Uma mistura de bistrô com charme francês, espírito carioca e toques autorais, num ambiente pequeno mas super agradável; decoração como eu gosto - nada de luxo, juntando objetos pessoais espalhados pelas paredes.

O serviço é excelente com atendentes simpáticos e super bem treinados. Menus escritos nos quadros verdes com as opções do dia - informal e eficiente.

Esperamos um pouco nas mesinhas externas e aproveitamos para saborear as entradas: gougères au requeijão e croquetes langue de boeuf. Bem feitos, saborosos, nos prepararam para os pratos principais.

 

Quem me acompanha sabe que quando vou a um restaurante com gastronomia francesa, peço um filet au poivre verte. Mas esse foi diferente: no lugar de pimenta do reino em profusão, é usada a pimenta verde, de alta qualidade, que dá um toque apimentado sem ser 'over'! Molho corretíssimo sem adição de creme de leite, como muitos restaurantes usam. Acompanha batatas ao forno. Nota 10, com louvor!

DG pediu um boeuf bourguignon, adornado com folhas de salsa e tomatinhos, e purê de batatas, dando uma ligeira suavizada na apresentação e gosto. Nada de sobras ao final ...

BG escolheu gnocchi au fromage blue, asperges, epinard transformando um prato pesado em uma refeição leve de almoço. Excelente, com muitos elogios, também!

De sobremesa profiteroles, praliné para todos ... várias colheres deliciosas!

Queijos ao final ...

Saí maravilhado pois não conhecia ainda o trabalho do chef Pedro de Artagão e foi uma experiência inesquecível para um almoço sem compromisso numa sexta-feira cinza.

Rua João Lira, 148 | Leblon | Rio de Janeiro - RJ - Reservas:  (21) 2239-7632 - Diariamente: 12 h às 16 h  e  de  19 h às 24 h