RIO DE JANEIRO - GUIMAS

04/06/2013 14:04

Às vezes quando venho ao Rio me sinto um pouco nostálgico, pois, afinal de contas, já moro há 13 anos em Brasília.

Desta vez escolhi o Guimas que é um verdadeiro bistrô carioca incrustado na Gávea, desde dezembro de 1981; 

O perfeito clima intimista chic puramente carioca, num dos cantos mais boêmios da cidade maravilhosa.

Dos quatro amigos que criaram o restaurante, ou melhor - "o bistrô", me lembro bem do Chico Mascarenhas (Mas do Guimas) e da Tintin - mulher dele.

 

O Guimas prima pela simplicidade da sua comida aliada à sua forma correta de preparação e apresentação. 

O local aconchegante continua o mesmo com as paredes repletas de quadros, caricaturas, desenhos, etc, tornando o ambiente agradabilíssimo. Não tem erro: boa decoração com excelente comida. Nesta 2ª feira chuvosa no Rio, repleto com fila de espera!

Inovou desde o início com as suas toalhas de papel e com lápis de cera para você ir desenhando enquanto discute a relação, ou divertindo as crianças ...

Os garçons - reconheci um de longo tempo atrás - super bem treinados e atenciosos, sempre à sua disposição distribuindo os pães quentinhos que saem da cozinha.

Começamos com uma porção de pastéis mistos (camarão e queijo brie), sequinhos e repletos de recheios saborosos.

Pedi um Porto Tônica que tinha lido a respeito e queria experimentar. Não me decepcionei!

Aí veio a dúvida na hora da escolha: na dúvida entre um filé a milanesa com salada de batata e steak ao poivre, acabei decidindo pelo filé com salada. Há muito queria comer aquela salada de batata que tinha na minha memória feita com maionese verdadeira e, não de pote. Achei!

Minha filha FGP também na dúvida acabou optando  por um steak bearnaise com batatas fritas, arrematando com o restinho do meu filé.

A minha outra filha, RVG, escolheu um prato mais leve se contentando com uma salada "morna" com camarões, quinoa, champignon, shitake alho poró e molho oriental que, segundo ela, estava deliciosa!

Para acompanhar um Sangervasio Silice Rosso, 2010 - um vinho leve, fresco, equilibrado e saboroso, com uma relação custo-benefício perfeita.

Para a sobremesa escolhemos um mil folhas tradicional com massa folheada finíssima e crocante e com um créme pâtissière impecável!!! Nota 10!

Café e a conta ... feliz da vida por ter jantado com as minhas lindas "girls" e ter saboreado uma comida deliciosa!!!

Quer fingir que é carioca? Diz que vai sempre ao Guimas e que você conhece pessoalmente o Chico.

 

Rua José Roberto Macedo Soares nº5 - Tel.: 2259-7996 - guimas@restauranteguimas.com.br - Funcionamento: de 2ª a domingo a partir do meio-dia - Fechamento da cozinha: 1 da manhã