RIO DE JANEIRO - LILIA

06/10/2017 13:21

Data de 1796 que o Vice-Rei Conde de Resende alinhou a Rua do Senado a terrenos da propriedade de Pedro Dias Paes Leme - guarda-mor das minas. À principio, a Câmara atribuiu o nome de Rua do Resende, homenageando o responsável pela obra. Mas, posteriormente o Senado da Câmara, como era conhecido o Conselho Municipal, decidiu cassar o nome e transferir a Rua do Resende à outra artéria, maior e mais importante por considerá=la mais condigna com a pessoa do Vice-Rei. Passou, então, a se chamar de Rua do Senado, depois Rua Senador Bernardo de Vasconcelos e, em 1892, retornou ao nome tradicional de Rua do Senado.

Escrevi e pesquisei esta pequena história para servir de preâmbulo para começar a descrever a minha visita ontem ao Lilia que está localizado num sobrado antigo da Rua do Senado e serve de palco para as experiências culinárias do jovem chef carioca Lucio Vieira, escoltado pelo mineiro Mateus Siqueira, sócio e primo economista e empreendedor. “Lilia (leia-se 'Lilía') é o nome da nossa vó. Ela sempre foi um ponto de confluência na família, recebendo a todos sempre com muito acolhimento. Por isso a homenagem”, conta Lucio.

Com passagens pelo Zazá Bistrô, Aprazível e Due (SP), o chef optou por desenvolver uma comida saudável e livre de aditivos químicos, 100% sazonal, acompanhando uma tendência mundial. Os acompanhamentos são com PANCS (plantas alimentícias não convencionais), conferindo sabores que inexistem na sua memória e atiçam a sua curiosidade para você saber o que está comendo.  Assim uma hortaliça chamada 'mil-folhas', um hortelã branco, agrião selvagem, beldroega, ou beriló passam a fazer parte da sua memória gustativa apesar da sua idade e do seu conhecimento gastronômico.  Tipo um 'cientista maluco' o chef Lucio testa,  prova e pesquisa ervas e hortaliças que lhe são entregues pelos seus fornecedores e que vão compor as maravilhas que são oferecidas aos seus clientes. Se quiser um rótulo para a comida do Lilia, poderia ser 'cozinha artesanal contemporânea'.

Apesar do pouco tempo da abertura da casa - janeiro de 2017 -, o chef Lucio acabou de ser incluído numa seleta lista de uma revista paulista dos 11 chefs mais promissores do Brasil.

O menu é definido diariamente e colocado na 'fanpage' do restaurante permitindo que as pessoas já saibam o que vão comer - são três opções de cada etapa (entrada, principal e sobremesa), mas, como fui convidado pelo meu filho JPG, provei todos os pratos num menu degustação especial.

O serviço é eficaz e atencioso, um destaque para as louças da Alice Felzenszwalb, a decoração simples em estilo moderno, a arquitetura com a preservação dos elementos originais da construção e valorização da luz natural dão um 'abraço coletivo' nos clientes.

De aperitivo uma limonada com hortelã branco, gengibre e açúcar mascavo.

Começamos com os pães artesanais quentinhos com manteiga, bem crocantes e deliciosos

Na sequencia um pirão de peixe com salsa aromática, com uma saladinha de panc's com destaque para a 'mil-folhas' que não conhecia. A ideia é fantástica com destaque para a elaboração do pirão, totalmente diferente do que conheço e faço - gostaria de ter a fórmula!

Um rillet de porco defumado com picles de cebola roxa e cogumelos crus, salada - os quatro tipos distintos de sabores estavam presentes: o doce, o salgado, o amargo e o azedo.

Continuando com um feijão preto orgânico frio com couve tostada e torresmo, me remeteram há trinta anos atrás quando o chef Laurent servia no seu restaurante premiado no Rio uma 'mousse' de feijão com uma espécie de vinagrete, escoltada por tiras finíssimas de picanha defumada, ou 'Viande Grison'.

Findando as entradas e começando o prato principal: um dourado na brasa com batata doce tostada e vinagrete. Peixe e batatas nos pontos certos de cozimentos, destacando a combinação das texturas dos ingredientes.

Fechando com chave de ouro as etapas salgadas: cupim braseado com musseline de aipim, demi-glace, miga, agrião comum e selvagem, almeirão. Uma confissão: não era fã ardoroso de cupim, mas a execução do chef me fez repensar .... preparado na forma de um 'sous vide', mas no forno a baixa temperatura, com um braseado digno dos grandes chefs, me encantou e vai ser difícil a curto prazo comer um igual.   

Sobremesa: bolo de chocolate com espuma de toffee, raspas de laranja e flor de sal, criada por Nayara Tonani fecharam uma refeição inesquecível.

Ainda uma banana brulê, doce de banana, gomos de laranja natal e lima, com iogurt de kefir, granola da casa foi servida mas só o meu filho comeu. Parabéns para ele que gosta de banana!

Comida criativa e saudável, a um preço acessível, somente nos almoços do centro da cidade, com opções veganas, com excelente execução, serviço profissional e discreto, numa casa do século 19. Você quer mais o quê?

Há muito tempo não era tão bem acolhido e não fazia uma refeição digna de tantos elogios. Parabéns ao Lucio, Mateus e equipe.

LILIA

Rua do Senador 45, Lapa - Tel.: (21) 3852-5423 - Segunda a sábado, das 11h30 às 15h