RIO DE JANEIRO - PARIS GASTRÔ

17/10/2012 14:02
Após a festa do lançamento da nova novela da Globo, na Hípica,fomos, no dia seguinte almoçar na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, mais precisamente no Paris Gastrô, restaurante que completa o complexo gastro-cultural do Rio.
 
Vale a pena "gastar" algumas linhas para descrever o palacete: foi construído em 1920 e é fruto de uma história de amor. Apaixonado pela mulher, Demócrito Lartigau Seabra, filho de importante família de comerciantes da época, quis dar de presente à sua esposa, Maria José, a mais bela casa do Rio de Janeiro. Contratou, para desenvolver o projeto, um arquiteto francês e, da mesma forma, mandou vir da Europa todas as peças de acabamento, como “parquets”, vitrôs, portais etc. e as de decoração, como tapetes, quadros, prataria etc. Depois da morte de Maria José, em 1989, com 95 anos – o marido já havia morrido em 1932 – só o filho mais velho, Carlos Alberto, ficou morando no palacete. Com a sua morte, em 2001, o palacete foi vendido para uma firma que queria demoli-lo para construir no local um prédio. Não conseguiu, no entanto, realizar seu intento, porque a casa havia sido tombada, em 1997, pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. O educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira se interessou pelo palacete, comprando-o, em 2002, para nele instalar uma casa de cultura, dando-lhe o nome de sua mãe, Julieta de Serpa.
As fotos, por si só, já dão uma idéia da beleza do palacete.
As panelas estão a cargo do experiente chef Pierre Landry, que já trabalhou com o Bocuse, Vergé, Cagna e Bouley, entre outros, e chefiou restaurantes estrelados como o Moulin de Mougins e Pavillon Montsouris. 
 No Brasil comandou o Le Saint-Honoré durante cinco anos, prestou consultoria para vérios restaurantes da cidade e ministrou aulas de pós-graduação no curso de Gastronomia na UES. 
Compondo a equipe estão o chef Maurício Ferreira, responsável pelas sobremesas e Alex Mesquita (design de drinques - mixólogo - barista - flair bartender - Blend Master de Alambiques). Acompanhados de JA e MM optamos, em função do tempo (não o meu, mas dos amigos), por explorar as opções do menu do almoço, na seguinte sequência:
Couvert (torradas fantásticas e pães ótimos). Nota 10!
Creme de champignons
Salada Amazonas 
Carpaccio de peixe branco, azeite de lagostins e brotos de ervas 
Tagliatelle ao creme de crustáceos e frutos do mar (de profisional!!!)
Filé grelhado, molho de pimenta verde, mousseline de banana com pera
Charlotte de frutas vermelhas
Mil folhas de baunilha com cobertura de chocolate 
 
Cadê as fotos, você está perguntando? Não tem, respondo eu. Estava estreando uma Canon e foi um desastre ...
As fotos que estão expostas foram coladas dos blogueiros amigos que estiveram lá ...
Mas para não deixar sem postar nada, aí estão algumas que a DJ tirou quando esteve lá num passado bem próximo. Divirtam-se!!!
 

 

 

 

 
Paris Gastrô:
Terça a sexta-feira - 12:00 às 15:30h e a partir das 19:00h. Sábados  a partir das 19:00h. Domingos  a partir das 12:00h.
Aceita todos os cartões. Reservas pelo telefone (21) 2551-1278. Manobrista no local