RIO DE JANEIRO - RISO

18/12/2014 11:04

Chegando ao Rio e direto para jantar com filhas e genros, além de DJ. E o lugar escolhido por elas foi o Riso, um charmoso bistrô instalado numa casa dos anos 70 em pleno bairro de Ipanema. Apesar dos elogios esperava mais pelo 'belo jardim de inverno' descrito por outros colegas, ou do clima 'romântico e intimista' de outros. Tudo é muito bonito mas a decoração não é 'tampa', como dizem os nordestinos. As gambiarras de luzes dão um toque que gosto muito, a fonte e as janelas internas propiciam um bom clima, mas cadeirinhas, tipo 'TokStok', não me atraem muito.

 

As críticas são encorajadoras para se conhecer o lugar, muito mais em cima de que um dos sócios é o ator Jorge Sá (filho da cantora Sandra de Sá) do que a comida propriamente dita. As especialidades do Riso são ..... os risotos (claro!), dentre várias opções de um menu que se diz contemporâneo. As panelas são comandadas pelo chef Vicente Saint-Yves Carvalho que já passou por várias cozinhas da Europa (Saüc, em Barcelona - uma estrela Michelin) e cozinhou com Checho Gonzales no Togu, além de outras investidas.

Começamos com um 'tartare' de tomate com toques de azeitona e salpicado de fritas em 'julienne' - para mim a melhor pedida da noite! Fresco, super bem temperado, maravilhoso. Para acompanhar caipirinhas, vinhos, etc. Optei por um 'bloody mary' que demorou muito para ser servido, mas estava correto.

Troca de presentes, coisa e tal, e pedimos croquetes de lula que estavam bem sequinhos, mas faltou aquele toque para ser um 'must'. O molhinho que acompanhava, tipo um 'aioli', estava muito bom.

A seguir outra entrada: 'Brie recheado de trufas pretas' que ao ler a minha imaginação deu cambalhotas de felicidade, mas a realidade não correspondeu ... não sei! Acho que se viesse mais quente ficaria esplendoroso. Vou tentar fazer ...

E vamos aos pratos principais:

DJ e FM - risoto de lagostim com poró - muito elogiado!

RT  - risoto 'parmigiano' com mini 'tornedos' de mignon - com boa avaliação!

PM - 'tornedos' de mignon com arroz cremoso e grana padano - não deixou nada no prato!

Eu e BG - polvo com 'musseline' de batata - que chegou frio à mesa e precisou ser requentado. O curioso é que determinadas partes do polvo estavam super bem cozidas e crocantes, e outras meio borrachudas ... o tempero era correto, bem como a 'musseline'.

Sobremesa: 'éclair au chocolat' muito boa, com a pasta 'choux' muito bem feita e recheio delicioso.

O jantar foi muito correto mas, como já disse, esperava mais. O serviço meio desatento, mas 'deu pra passar'.

Rua Aníbal de Mendonça, 175 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) 2147-8259 - https://www.riso.art.br/