RIO DE JANEIRO - SAWASDEE BISTRÔ

08/05/2012 15:05


 


Voltando da minha caminhada diária nesta mini-maratona gastronômica pelo Rio dei de cara com o Sawasdee Bistrô, na Dias Ferreira. Como nunca havia ido lá e por ser especializado em comida tailandesa, fora dos meus padrões, resolvi experimentar.
Tomei um banho e parti para lá. Optei em ficar na varanda para observar o ritmo frenético da rua. O bom de estar hospedado no Leblon é que você pode fazer tudo a pé! A quantidade de restaurantes com inúmeras opções é impressionante.
Comecei com uns pasteizinhos de shimeji, shitake, nirá e queijo de cabra apresentados de forma correta (crocantes por fora e úmidos por dentro) com um chutney ligeiramente apimentado contrastando com a doçura das frutas e especiarias utilizadas. Excelente entrada!
 
 
A seguir escolhi uns camarões com lichias ao molho de ostras com legumes verdes e tomates cerejas que estavam muito bem elaborados e apresentados. Se eu fosse o chef - Marcos ou Thiago Sodré - eu tiraria metade das lichias pois elas inibem, com o seu sabor característico, o gosto dos camarões. O molho de ostras era algo de extraordinário, e o arroz muito bem feito (não descobri se era jasmin).
 
 
 
Na dúvida para escolher o vinho (são muito sabores misturados e a minha cultura de sommelier formado nos idos de 1980 com o DB não me permitiram escolher o adequado), preferi beber uma Stella Artois que casou perfeitamente com os pratos! Me desculpem IC e/ou WL, que são os meus mestres atuais nas harmonizações.
Mais um detalhe para os chefs proprietários: não permitam que os fornecedores entreguem as suas mercadorias no horário do almoço. Pega muito mal as mercadorias serem entregues na varanda e passeiem pelo salão. Nada a ver!
No mais, um almoço diferente de bom nível para se ir quando quiser fazer uma refeição tailandesa.