RIO DE JANEIRO - ZUKA

23/12/2015 11:29

Ontem resolvi voltar ao Zuka com as minhas filhas BG/FPM, os genros RT/PP e a minha linda neta YPM para ver e provar o que chef global Ludmilla Soeiro anda aprontando por lá.

 

Depois de penar um pouco na fila de espera, sentamos para degustar uma comida simples, correta sem ser sofisticada demais, apesar de ser classificada como 'contemporânea'

O restaurante é super bem montado e confortável, com um grill e um balcão bastante grande aonde são finalizados os pratos. Os atendentes são simpáticos e, de vez em quando, se enrolam um pouco deixando os clientes a esperar para serem atendidos - nada comprometedor, mas ...

Um pequeno shot não alcoólico de caldo de vitela, Jerez e creme de leite dão as boas-vindas e aumentam as expectativas do que vamos comer. A seguir uma caipirinha de tangerina - perfeita!

Um couvert fraco composto de torradinhas de pão sírio - algumas ainda moles, um patê e um tipo molho com tomates...

De entrada pedimos dois 'ceviches de peixe branco com pimenta biquinho' (assim está a descrição no cardápio) faltou um tom cítrico na sua composição.

Para evitar de fazer um comentário de cada prato, todos gostaram muito, com algumas exceções a seguir relatadas.

PP - polvo com vinagre de Parma, batatas sauté e salsa fresca.

FPM/YPM - camarões em crosta de pão de alho com risoto de limão siciliano.

RT - San Pietro com risoto de cogumelo Paris e redução de Malbec, que foi devolvido pois está com uma overdose de sal ... mas retornou, devidamente corrigido.

BG - filet mignon com ghee (manteiga indiana, sem lactose e livre de toxinas, para quem não sabe) de ervas e risoto de queijo de cabra com alho poró crocante.

Eu: gemelli - tipo de massa curta com duas tiras de massa que acabam enrolando uma na outra, formando uma espiral, não abrindo tanto quanto o fusili na hora de cozinhar - com iscas de filé mignon e molho de queijo. Segundo a minha neta parecia um prato para criança - mas não estava com muita fome em função do almoço muito bom no Rio Minho. A massa estava bem cozida com boa finalização.

Sobremesas simples e gostosas:

Brigadeiro com biscoito Maria (sem foto)

Sorvete de tapioca com bala de coco

Bolo morno de chocolate e caramelo com flor de sal.

Para mim não é um restaurante de comida contemporânea, apesar do termo abranger um vale tudo. É um restaurante de comida gostosa trivial com alguns senões ...

Dias Ferreira, 233b, Leblon, Rio de Janeiro, +55 21 3205-7154