RIO - GARCIA & RODRIGUES (LEBLON)

28/10/2013 14:54

Chego ao Leblon, como faço sempre que estou no Rio, deixo a mala no hotel e parto para ver as novidades do bairro - sempre tem novidade!

E fico muito feliz ao constatar que o Garcia & Rodrigues está com um local novo na badalada Dias Ferreira. Com fome, resolvo entrar e matar um pouco as saudades daquele que foi um ícone no bairro. Ao entrar já posso rotula-lo como o muito "petit" Garcia ... e enquanto espero trazerem os meus pedidos, fico me recordando de quantas e quantas vezes curtia tomar o café da manhã por lá, ou se não estivesse com muita fome ia comer um sanduiche com os seus pães maravilhosos. Era muito comum esbarrar no grande autor Manoel Carlos, procurando ideias ou fatos para incluir nas suas novelas.

Assim que inaugurou era dificílimo arranjar um lugar em qualquer dos seus ambientes, sempre com uma fila para comprar pão ou algum produto da 'delicatessen'. Gostava de ficar admirando as vitrines refrigeradas com diversos tipos de saladas, 'patés', 'vol-au-vents' e 'confits', etc e, de vez em quando, levar algo para comer lá em casa. Era uma higiene mental! Se quisesse ver as novidades em objetos para casa ou comprar um vinho era só subir uma escadinha que estava tudo à sua disposição. Mas se preferisse um almoço ou jantar mais fino, bastava se dirigir para o final e se deliciar com os seus pratos.

  

Mas, tudo passa e não me cabe ficar escrevendo sobre o motivo do seu fechamento que, salvo engano, ocorreu no final de 2011.

 A reabertura se deu em março deste ano e continua servindo as suas delícias que fizeram a fama. O que era uma 'brasserie' se transformou numa 'pâtisserie', aberta 24 horas! As baguetes tradicionais, as tarteletes com frutas, mil folhas, 'éclairs', quiches, 'financiers' e 'madeleines', e alguns produtos com a sua marca, continuam lá. E acrescentaram sanduíches, pizzas e omeletes ao cardápio.

Escolhi uma quiche 'lorraine', mas ainda não tinha sido feita, e me contentei com uma de salmão e abobrinha.

Queria comer um mil folhas, mas também ainda não sido feito, passando imediatamente para um 'cheese cake' de goiaba.

A tristeza do passado foi se dissipando e me deixando feliz com o que comi. As texturas das massas estavam excelentes com recheios fartos e saborosos.

Café e bolinhos de amêndoa afastaram a minha nostalgia e só pensei numa coisa: seja bem-vindo, muito 'petit' Garcia ...

Rua Dias Ferreira, 50