RIO - LAGUIOLE

22/10/2013 22:08

Conheci o Laguiole quando era na Rua Sete de Setembro, mas depois que mudou-se para o MAM, em 2006, infelizmente nunca mais apareci para comer bem no centro do Rio.

O nome do restaurante, segundo li, é uma homenagem ao restaurante homônimo francês - 3 estrelas Michelin, que explora os legumes que são encontrados no dia ... Mas Laguiole também  é uma comuna francesa, na região administrativa de Midi-Pyrénées, no departamento de Aveyron - França. Muito conhecida pela fabricação das famosas facas que levam o nome da cidade. Enquanto não tive uma, não sosseguei!

Está instalado num amplo salão de 300 m2, e é ideal para uma reunião de negócios, com uma decoração 'clean' - móveis brancos de estrutura metálica. Já na varanda, o lounge criado tem como atrativo a deslumbrante vista para alguns dos principais pontos turísticos do Rio, como o Cristo e os jardins de Burle Marx, no Aterro do Flamengo.  

 

O serviço é eficiente e rápido, sendo fundamental para executivos e empresários que circulam pelo aeroporto Santos Dumont.

A adega, que já era o ponto de atração do Laguiole inicial, expõe aos freqüentadores um dos maiores acervos de vinhos do Brasil. São mais de 600 rótulos e 8.000 garrafas de todas as nacionalidades.

O Chef Ricardo Lapeyre, com apenas 25 anos de idade, recebeu o prêmio de 'revelação' este ano pela Veja Rio.  Filho do francês Claude Lapeyre, que fez história na cidade trabalhando no Hippopotamus, estudou e trabalhou na França em escolas e cozinhas respeitáveis.

Resolvi fazer este post depois de um excelente relato e fotos de um almoço que aconteceu hoje entre DJ e JA.

O almoço se constituiu de três cursos sendo:

Uma entrada -  'ceviche' de vieiras com 'coulis' de açaí e pimenta biquinho, bem saboroso, delicado e equilibrado, e uma apresentação digna de figurar nas paredes do MAM.

Prato principal: um escondidinho de lagosta e nada mais me foi dito sobre o prato. Ahhh! Estava excelente!

Duas sobremesas: a famosa 'Torta Nepomuceno', que é um tartelete de nozes com creme de coco e foi criada para homenagear a exposição atual do Museu.

E a outra, chamada de 'Tropique', feita com biscuit de amêndoas com cachaça, mousse de frutas vermelhas e panacota de amora.

Ambas muito boas e ambos satisfeitíssimos ...

Café e 'mignardises'

Av. Inf D. Henrique, 85 - Parte - MAM - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2517-3129