RIO - LORENZO BISTRÔ

03/02/2015 08:16

Acompanho o João Luiz Garcia de Souza - o Janjão - desde muito tempo podendo até ser capaz de não se lembrar de mim tantos anos depois. Garcia & Rodrigues, Fiametta, Casa Carandaí, etc ... são algumas das suas marcas.

Mas, estando no Rio quis voltar ao Lorenzo Bistrô pois sempre tive boas experiências por lá - e assim marcamos com FP/PP/LP para irmos jantar no sábado. A casa continua bem decorada e me identifico com todos os objetos que ajudam a torna-lo charmoso, vamos rotular assim. Pequeno, meio chique (até vi pessoas de bermuda, fato este que tenho que me acostumar pois estou fora do Rio há 14 anos), super família, com pratos italianos e franceses. Colocaria o Lorenzo no grupo do Guimas da Gávea ou seja, me sinto bem indo aos dois! Sabe aquele bistrô que o dono vai colocando objetos pessoais, itens de coleção, lembranças das viagens na decoração? Pois é, o Lorenzo é assim ... são palavras do Janjão no site:  "Vamos comendo, bebendo, viajando, vivendo, e tudo vai parar no Lorenzo".

Fomos super bem atendidos pelo Henrique Veríssimo que, inclusive acabou de me mandar uma foto do “Dream Team” do Botafogo, que estampa umas das paredes.

Quem pilota as panelas é a chef Alessandra Belliny, prata da casa desde a sua inauguração, com a tarefa de reproduzir pratos clássicos das culinárias francesa e italiana. E sai muito bem!

O 'couvert' contempla 'grissinis', 'focaccia', azeite, alho assado e rabanete - por unanimidade aplaudido!

Depois de uma excelente caipirinha de maracujá, li e reli o menu e escolhi o  ravióli de espinafre e ricota, manteiga de sálvia e 'mirepoix'; a massa bem feita (não sei se é pronta ou 'home made'), com o molho bastante suave; era tudo o queria para manter a forma.

PP escolheu o 'confit de canard' a Nick, com purê de maçã e damasco, figos 'braisés'. Pode ser que o prato não tenha 'acertado em cheio' o gosto do genro, pois ouvi comentários tipo muito doce envolvido e um pato um pouco seco.

DJ e FP pediram o 'risotto crispy di scampi'  e alho poró e amaram, apesar do risoto ter vindo inicialmente errado pois a pedida foi de camarões e veio frutos do mar ... mal entendimento à parte, a equipe se esforçou rapidamente em trazer o pedido correto.

Já o jovem LP lambeu os beiços quando viu o tradicional 'cheeseburger' de filé com 'emmental', tomate e fritas.

Todos querendo cuidar da saúde e do peso, nada de sobremesas .... mas aí alguém pediu a panquequinha de 'dulce de leche', que foi devidamente devorada.

Muito bom voltar a lugares como este e ver que continua o mesmo. Fico muito feliz quando vou ao Rio e continuo sentindo que ainda sou carioca! 

Rua Visconde de Carandaí, 2 (esquina com a Rua Lopes Quintas) - Jardim Botânico – Rio de Janeiro - Horário de Funcionamento: De 2ª a sábado, de 12h as 23h30 - Telefones: (55.21) 3114-0855 (55.21) 2294-7830 - https://www.lorenzobistro.com.br/