RIO - P.F.CHANG'S

03/08/2014 11:33

A mais recente novidade gastronômica do Rio é o asiático P.F.Chang's. Quem dá as boas-vindas é um cavalo branco com mais de três de altura feito pelo artista plástico Andy Goldstein, que nos remete à milenar cidade de Xi'an cujos originais foram descobertos e desenterrados em 3 aC.

E lá fomos nós para uma noite super agradável com as filhas BG e FP, os genros PP e RT e os netos Y e L.

O restaurante faz parte da rede 'casual dining' inaugurada no Arizona há mais de 20 anos. O ambiente foi cuidadosamente elaborado com traços típicos da cultura e tradição chinesas. Além do cavalo, os guerreiros e os murais pintados a mão (no interior) são comuns nas 250 filiais espalhadas pelo mundo.

  

O serviço é atencioso e correto, naquele modelo em que o garçom se apresenta e 'está disposto a fazer tudo por você'. Eu prefiro o mais discreto.

Quem comanda as panelas é o chinês Philip Chiang, nascido em Xangai, educado em Tóquio e que, na década de 60, mudou-se para São Francisco onde sua mãe abriu um dos primeiros restaurantes chineses dos EUA: O Mandarim. Após 30 anos assumiu a direção d'O Mandarim e transformou-o em “The Mandarette” em West Hollywood. Pouco depois se associou ao cliente e amigo Paul Fleming e inauguraram o P. F. Chang’s China Bistro. E aí a vida fluiu com sucesso e esta é a história resumida de como nasceu o PF que está chamando a atenção dos cariocas.

Os drinques estão divididos assim: os especiais, caipirinhas, saquês vinhos, cervejas (pouquíssimas opções), destilados, não-alcóolicos e chás.

Os escolhidos foram: Spicy Margarita (tequila prata, suco de limão, tangerina, chai e tabasco) - bastante refrescante e apimentado. Spicy Tangerina (caipirinha de tangerina com um toque picante de dedo-de-moça) e um Ice Tea para a minha neta Y.

Antes de pedirmos as entradas o atendente apresenta molhos que podem ser combinados para realçar os sabores dos pratos.

Começamos com uns 'handmade dumplings' ( feitas manualmente e recheadas de camarão - opções com carne suína ou vegetais), cozidas no vapor e douradas na chapa (opcional). Perfeitas!

'Dynamite Shrimp', com camarões crocantes envoltos em molho aioli picante com Sriracha.

'Salt & Pepper Calamari', tiras crocantes de lulas levemente empanadas e fritas, salteadas com sal, pimenta e cebolinha, servidas com molho Sweet Chili.

Todos os pratos são fartos e deliciosos.

Como pratos principais pedi um 'Mongolian Beef', o queridinho de todas as unidades do PF, é uma receita tradicional da Mongólia preparada com lâminas de carne caramelizada em molho à base de shoyu, alho e cebolinhas verdes e crocantes. Espetáculo!!!

'Crispy Honey Shrimp', um clássico feito com camarões crocantes com molho ligeiramente agridoce e servidos em uma cama de arroz frito.

'Walnut Shrimp With Melon', camarões com nozes carameladas e pérolas de melão, banhados com um molho cremoso e adociado. Super elogiado por PP.

'Shrimp Coconut Curry', camarões salteados na wok e acompanhados de vegetais com molho de curry, leite de coco e amendoim.

'Salt & Pepper Prawns', camarões grandes salteados na wok, com sal, pimenta do reino e pimenta seca com molho 'Sweet Mustard'.

As sobremesas: 'Cheesecake' e 'Wontons'

O P.F.Chang's tem tudo para conquistar os cariocas. Os preços estão na média, sem serem abusivos, o ambiente é legal e apresenta uma cozinha internacional, diferenciada e muito bem executada.

Vale a pena conhecer! Chegue cedo pois não aceita reserva e está bombando!!!

Av. Ayrton Senna, 2150 Loja 101 – Bloco O - Casa Shopping - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2108-6351 - Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 12h às 23h; Sexta-feira e sábado, das 12h à 0h; Domingo, das 12h às 22h