SÃO PAULO, ICI BISTRÔ

11/10/2013 19:03

Amigos de quase 50 anos, LS/FK, se juntaram a nós para curtir a boa gastronomia de São Paulo. As trocas de mensagens, torpedos, telefonemas já denotam o quanto levamos a sério o quesito comida em nossas vidas e, depois de combinar muito, às 20:30 hs estávamos sentados no Ici Bistrô, o mais parisiense restaurante paulista.

A casa de Renato Ades e Benny Novak nos remete a Paris com as suas luzes indiretas amareladas, a sua decoração 'bristoniana' de forros vermelhos e móveis de madeira escura. Isso sem falar nas figuras enquadradas que embelezam as suas paredes e, ainda, a música de fundo onde Charles Aznavour e Edith Piaf nos recebem cantando os seus sucessos de outrora, mas sempre presentes. 

   

Mas, vamos aos trabalhos: nada de só pão com manteiga! Que tal um paté de campagne para começar a alegrar os nossos paladares e nos ajudar nas taças de champagne escolhidas? Perfeita combinação com o paté dando show de interpretação ... os brioches perfeitos no acompanhamento, e os picles coadjuvando com extrema maestria. Primeira etapa cumprida!

Vamos à próxima: escolher dentre tantas opções aquilo que realmente queremos comer em Paris, oopsss, em São Paulo! E as escolhas ficaram assim:

LS - um 'steak tartar' com a carne extremamente fresca e magnificamente temperada, sem excessos, cortada milimetricamente na ponta da faca no tamanho ideal, acompanhada de alcaparras, suave ovinho de codorna cru (que, invariavelmente, se mistura à carne), torradas de brioche e fritas fininhas ('allumettes') e crocantes. Deu uma grande satisfação ver LS degusta-lo e, talvez, pedir outra porção caso alguém sugerisse...   

 

FK - um 'cassoulet' com 'confit de canard' no auge da sua magnitude dourada e crocante por fora e docemente cozido no seu interior, e linguiça de porco. Prometi a KF se eles derem o prazer de me visitar em Pirenópolis o prato que farei de boas-vindas será um cassoulet!

Eu e DJ optamos por um 'filet mignon poivre vert' com batatas 'gratin dauphinoise' incrivelmente bem feitas, aconchegavam-se no creme que as assou. Sempre que vou a um restaurante e tenho dúvida para escolher um prato, opto pelo 'au poivre' que me deixa extremamente feliz. E esse não foi de outra forma: simples, no ponto certo e acompanhamento 'comme il faut'. Viva Paris! Viva Ici!

Não podíamos ir embora sem comer as sobremesas para alegrar ainda mais a nossa noite.

Eu e DJ escolhemos um mil folhas de baunilha com uma massa levíssima banhado de creme. Fantástico!

FK pediu generosos profiteroles que acabaram ficando no prato (poucos, ou talvez só um!).

Os 'líquidos' foram consumidos com moderação: dry martini, taças de champagne, um vinho do Rhône - que esqueci de anotar, e a excelente cerveja ICI 01, de fabricação própria! Santé!

Noite que deixará saudades dos momentos que acrescentamos à nossa amizade. Valeu, e como valeu!!!

ICI BISTRO - Endereço: R. Pará, 36 - Higienópolis - São Paulo - SP - https://www.icibistro.com.br - Telefone: (11) 3259-6896