SÃO PAULO - BISTROT DE PARIS

12/05/2014 10:18

Está sem dinheiro para ir comer num autêntico bistrô em Paris? Dê um pulinho em São Paulo e vá ao Bistrot de Paris.

Com um clima parisiense bastante acolhedor, os sócios Cyrille Schroeder e Alain Poletto conseguiram criar uma atmosfera que nos remete à cidade luz. Aliás, o Alain tem um passado digno de inveja: professor titular na Faculdade de Thonon-les–Bains durante 21 anos, referencia mundial da tecnologia "Sous Vide" desde sua tese em 1989, "La Cuisson sous vide", que o valeu o premio da melhor tecnologia pela "Académie Nationale de Cuisine", sócio/chef do Restaurante Paola di Verona (2002 a 2007), sócio/chef do Dalva e Dito (2007 a 2009), chef consultor do Pão de Açúcar (desde 2009), sócio / chef do Bistrot de Paris (desde 2013) e algumas aparições no Diário do Olivier.

A proposta do restaurante é oferecer uma tradicional culinária francesa com produtos selecionados, servida em um ambiente autêntico a preço justo (“bistronomie”).

Ao entrar na galeria Villa San Pietro, na velha e badalada rua Augusta, os francófilos, como eu, entram no clima do "La vie en rose", embalados por saudosas canções francesas em um salão que lembra Paris.

 

O serviço é discreto e eficiente (quem me dera que em Brasília tivéssemos serviços do nível da paulicéia), nos deixando à vontade para curtir o lugar.

De posse de um espumante e um Carpano Punt e Mes, lemos o menu com atenção e dá vontade de pedir tudo: boeuf bourguignon, steak tartare, magret et confit de canard, brandade de morue, etc, etc, etc .....

Pedimos, então, um couvert para ver como era: pequenas baguetes acompanharam um excelente presunto curado no local, uma sopinha refrescante de ervilhas com hortelã e um creme/pasta com ligeiro sabor de alho e crocante de bacon. Bom início ...

DG escolheu uma 'soupe du jour', para esquentar da leve garoa que abençoava a cidade; um caldo de camarão apareceu fumegante, extremamente temperado e um pouco salgado. Mas foi saboreado até a última colherada.

Como ir num restaurante parisiense e não pedir um 'pâté de campagne authentique' executado à perfeição com carnes suína e de vitelo, bem temperada com conhaque e especiarias? Acompanhou os tradicionais picles de pepino e cebolinhas, tomatinhos e folhas verdes. Às vezes acho que sei fazer terrines e pâtes, mas ainda tenho que aprender muito ...

Na sequência DJ pediu um 'crêpe parisiense' com recheio de Brie, geleia de pimenta e nozes preferindo algo mais leve e saboroso. Perfeita!

Após ler e reler o menu, optei por um 'entrecôte grillée au sauce poivre' - sempre peço isso! - servido com 'pommes croquantes' perfeitas. O molho era suave, contrastando com as 'poivres vertes' .... meu Deus!!!!

Acompanhei com uma taça do bom e tradicional Côtes-du-Rhône (AOC). Aliás a carta de vinhos tem mais de 100 rótulos selecionados.

Para a sobremesa nada melhor do que uma flamejante 'crêpe suzette', "comme il faut", com a sua calda de laranja flambada ao Cointreau, escoltada com sorvete de baunilha. Falar o quê? Merece destaque o mini maçarico (foto não ficou lá essas coisas) - charme total!

 

Finalizamos com dois cafés expressos, persistentes e delicados ao mesmo tempo, acompanhados de 'madeleines' com uma calda de chocolate à parte.

Parabéns chef Alain Poletto!

BISTROT DE PARIS - rua Augusta, 2.542, Jardins, tel. 11 3063-1675