SÃO PAULO - CASA EUROPA

10/05/2014 17:46

Depois de passar a manhã degustando o lado bom da vida paulistana indo ao bairro da Liberdade, experimentando os excelentes queijos d'A Queijaria e comendo um pastel de feira excelente, reservamos a noite para conhecer o restaurante Casa Europa.

Aproveitamos para matar as saudades dos sobrinhos R e NG que não víamos há algum tempo ...

"A Casa Europa trabalha com pequenos produtores, que com a exposição e valorização da cultura gastronômica mundial, puderam agregar valor aos seus produtos, trabalhando a terra de forma séria e responsável, buscando na qualidade e não na quantidade, o seu verdadeiro valor. O  objetivo é construir uma relação de parceria com esses pequenos produtores artesanais, atuando sem intermediários, para facilitar e baratear a cadeia entre o produtor e o cliente. É um projeto de longo prazo, por isso a oferta crescerá com a demanda e o desejo do cliente." Estas palavras que compõem a 'missão' da Casa Europa foram extraídas do site do restaurante e, aparentemente, representam o trabalho sério que vem sendo desenvolvido.

Apesar de ter sido uma casa tradicional de São Paulo, reabriu no final do ano passado com novos sócios, seguindo uma linha de cantina italiana. O projeto foi idealizado por Ipe Moraes, também sócio da Adega Santiago e Taberna 474, junto com as sócias Isabel Queiroz e Liz Moraes.

Ao entrar você encontra um mercadinho muito bem abastecido com produtos utilizados no restaurante - é pra fazer a festa! O lema é “na sua casa ou na minha”, já que o cliente pode tanto comer e beber no restaurante, quanto levar os ingredientes, disponíveis no mercado, e fazer igual em sua própria casa.

Ainda no térreo, ao fundo, um pequeno terraço com poucas mesas tornam o lugar aconchegante. Subindo a escada você dá de cara com prateleiras repletas de vinho, e um forno à lenha aonde são preparadas as entradas. Algumas linguiças aguardam a degustação ...

 

Ainda no andar de cima uma área externa para fumantes e um bar com mais mesas. A decoração é simples, informal mas bastante charmosa.

A cozinha está a cargo do chef paulista Felipe Grecco, 32, formado na Espanha e passagem por restaurantes franceses, em São Paulo e pela cozinha da Cia. Tradicional de Comércio.

Enquanto aguardávamos os sobrinhos, pedimos o couvert repleto de azeitonas marinadas, amêndoas torradas e pão aquecido no forno à lenha.

A seguir pedimos 'sott'olio' de mix de cogumelos - conservas artesanais em azeites e ervas que adoro fazer em casa para utilizar depois. Continuamos com crostini de figo, Camembert e mel - os figos no ponto certo de amadurecimento com um ligeiro adocicado do mel. Maravilha!

Por sugestão da Bel, uma das sócias (super simpática), pedi um pappardelle com ragu de pato que estava esplendoroso!

As meninas escolheram a aprovaram o ravioli de maçã, cogumelos frescos e Gorgonzola. Já NG testou o fettuccine, atum, tomates frescos e azeitonas e aprovou também.

O bom tinto chileno Meli Carignan 2010, Viña Meli, nos acompanhou ...

Nas sobremesas o Tiramisù e o sorvete de café encerraram com chave de ouro o jantar.

Gente elegante e bonita, restaurante agradável, comida 'prá lá de boa' e companhia, como sempre, inspiradora nos fez curtir a noite paulistana.

Super indicado ....

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726 - Jd. America - São Paulo - SP - Tel.: 11 3063 55 77 ou email info@casaeuropa.com.br