SÃO PAULO - EXPOVINIS 2012

25/04/2012 14:50


 

Uma vez li em algum lugar que o melhor de uma viagem é o planejamento ... normalmente me dedico de corpo e alma ao planejamento e executo 50% do que previ. Por que? Muito simples: planejo muito mais do que posso executar! Fico cansado, me dá uma preguiça danada de cumprir todas as etapas e acabo cortando muitas visitas planejadas.
Dessa vez não foi diferente! Chegando a São Paulo demorei um pouco mais de uma hora para chegar ao meu destino: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, bem perto do Expo Center Norte, mas longe de qualquer outro ponto de visita programada! Dentro do hotel, levei mais de meia hora para fazer o check-in e vejo, cada vez mais, que não adianta nada, ao fazer a reserva, informar todos os seus dados. Você, invariavelmente, vai ter que repeti-los ao preencher a ficha de entrada. Em função desse tempo a mais e da distância, lá se foi o almoço programado num restaurante top que constava da minha lista de prioridades. Também descubro que neste final de semana vai ter a Fórmula Indy, que é praticamente dentro do hotel ... mecânicos americanos pululam pelo saguão do hotel!
Mas, estando aqui, vou para a Expovinis (meu objetivo principal da viagem) na esperança de que o conceito de uma feira mudou em relação ao meu tempo de trabalho, em que muitas vezes fui obrigado a ir! Doce engano! As mesmas coisas de sempre: fila para credenciamento (com o advento da internet até que ficou bem fácil - 15 minutos), stands na fase de acabamento, vai-e-vem de pessoas que sempre estão indo e voltando de algum lugar, recepcionistas fazendo caras e bocas em seus pretinhos básicos, os enochatos que se acham mais importantes do que qualquer outra pessoa, risadas, tapinhas nas costas, reencontros de velhos amigos que já estão planejando o final de noite (este é um capítulo à parte que merece um post sobre o que os homens planejam para depois do evento), etc, etc...
Mas vamos ao que interessa: a Expovinis desse ano conta com mais de 50 expositores e objetiva promover oportunidades de negócio para empresas nacionais e estrangeiras que têm o seu foco nos seguintes mercados: produtores de vinhos nacionais e internacionais; importadores; exportadores; distribuidores; representantes; fabricantes de máquinas e equipamentos para produção de vinho; empresas prestadoras de serviços ligados ao segmento do vinho e fabricantes de acessórios para o consumo de vinho.
O público alvo são os empresários e representantes do trade; proprietários de restaurantes, bares, adegas, profissionais do setor como wine experts e sommeliers, estudantes de hotelaria, turismo, gastronomia e enologia, e consumidores e aficionados classe A (?), acima de 21 anos (texto extraído do site da Exponor)
Ah! Como tenho saudades do tempo em que perdíamos horas discutindo "foco", "segmento", público alvo, havendo de acrescentar o principal: "MISSÃO"!
Deixando de ironia e passando à fase dos elogios tenho que ser sincero: a Expovinis é uma baita de uma feira!
Tirando a questão das "salvaguardas" (que também é outro assunto para um post mais técnico), presenciei um show de organização!
Os principais países produtores estavam lá presentes em espaços convidativos com um padrão que nunca vi igual: França, Itália, Portugal, Espanha, Portugal, Argentina e Chile; além do Brasil é claro!




Várias salas de aulas e de degustações foram muito bem montadas propiciando muito conforto para os interessados.


Como os eventos ligados à degustação estavam bem caros (R$ 150,00), resolvi participar de duas apresentações "de grátis" sobre Vinhos Franceses e Vinhos do Sudeste da França, bastante razoáveis, o que me propiciou degustar um excelente Chateauneuf du Pape, produzido por este senhor aí de baixo e o seu rótulo dourado.



Aliás, este vinho e o Brunello que degustei no stand da W&W Wine, do Wilson Felipe, foram, sem dúvida, os dois melhores vinhos dentre tantos outros.


Outro destaque foi a Olive Experience visando promover o azeite de qualidade. Ainda está bem tímida, mas com o decorrer do tempo e do interesse a tendência é de ganhar corpo e, quem sabe, ter uma feira específica para o azeite.


Resultado geral: foi muito bom rever os companheiros de viagem a Portugal e jantar com eles ontem no Tasca da Esquina (post anterior), conhecer pessoalmente o amigo "boa praça" João Felipe Clemente, do Falando de Vinhos, tomar bons vinhos, provar alguns azeites, e andar bastante para queimar o bacon. Um programa diferente.
Estou exausto e cancelei a programação de hoje à noite, preferindo jantar no hotel com os amigos R e WL.