SÃO PAULO - KAÁ

12/10/2013 11:08

O Kaá (folha, erva, mato em tupi) tem como inspiração a gastronomia franco-italiana combinada a ingredientes brasileiros. Ao entrar pela primeira vez no complexo da agitada Juscelino Kubitscheck não há quem não fique deslumbrado com a sua arquitetura, que foi destaque na revista Wallpaper, de Londres, em 2010. O almoço ferve com a presença de empresários em reuniões de negócios, encontros familiares ou bate-papo de 'girls and boys'. O paredão verde é algo de incrível com bromélias, samambaias, orquídeas e outras plantas.

 

O Kaá é um dos estabelecimentos do Grupo Egeu criado pelo restaurater Paulo Kress e o chef Paulo Barros e cujos braços se estendem pelo Italy, Girarrosto, Mozza, General Prime Burguer e a confeitaria JellyBread.

O chef Paulo Barroso de Barros comandou as panelas do italiano Due Cuochi por anos e sendo eleito chef revelação pela revista Gula (2004), Veja São Paulo e Guia 4 Rodas (2005), chef do ano pelas revistas Prazeres da Mesa e Go Where (2008), restaurateur do ano pela Veja São Paulo (2009). Durante quatro anos consecutivos, acumulou prêmios de melhor restaurante italiano com o Due Cuochi pela revista Veja São Paulo (2006, 2007, 2008 e 2009). Já integrante do Grupo Egeu, destacou-se como restaurateur do ano pelo Guia 4 Rodas (2012) ao lado de Kress.

Em 2012, a dupla de sócios consolidou sua parceria com a inauguração do Girarrosto, orquestrado por Barros até a chegada de Salvatore Loi, que passou a integrar o Grupo Egeu depois de atuar por 13 anos no Grupo Fasano. Com sua chegada no Girarrosto, o restaurante ganhou o prêmio de ‘melhor novo italiano da América Latina’ pela organização do “The Worlds 50 Best Restaurant Award”, e pela revista Gula o titulo de melhor italiano de São Paulo.

Melhor esquecer as antigas receitas francesas deste endereço, que é um dos ambientes mais bonitos da cidade. No início de setembro de 2013, o menu passou por uma reformulação e ficou quase todo italiano. Não poderia ser diferente, já que a dupla de chefs Salvatore Loi (Girarrosto e Mozza) e Paulo Barros (Italy e também do Mozza) assina o novo cardápio. Na cozinha, a execução está nas mãos de seu colega Massimo Barletti.

Dito isto, vamos ao almoço com DJ e EF que, aliás, fui de intruso pois o papo profissional era entre as duas. Mas vou perder a oportunidade de conhecer o Kaá? Não, fico na minha, bastante comportado e deixo a conversa rolar naturalmente como se não estivesse lá.

Escolhidas as entradas: Carpaccio de mignon com folhas, Dijon e lascas de grana padano (DJ), Gateau de berinjela e mozzarella de búfala gratinado (eu) e Tartare de salmão com iogurte e mix de folhas (EF). O gateau estava 'pra lá de bom', com bela execução e sabor.

E os demais pratos: Tagliarini com ragú de mignon e cogumelos (DJ), Linguado em escama de abobrinha e extra virgem com purê de mandioquinha (EF) e Steak tartare grelhado ao molho de mostarda Dijon e batatinhas salteadas com aspargos frescos e cebolinha, para mim. Foi a primeira vez que comi um tartare grelhado parecendo um hamburguer externamente, mas com uma textura na carne totalmente diferente no seu interior, lembrando o steak tartare tradicional. Diferente e bastante gostoso!

Uma vez que as meninas não quiseram sobremesa escolhi uma Torta de maçã folhada caramelada. Ao chegar, quem disse que elas não se apropriaram da minha torta? Mas, tudo bem, era grande e dava para ser repartida por três. Delícia!

Café e mignardises

Bons papos profissionais que renderão grandes parcerias no futuro para as duas, e excelente almoço num ambiente que encanta.

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 279, Vila Olímpia -  São Paulo - SP, (11) 3045-0043