SÃO PAULO - KINU

09/10/2013 19:27

Chegando em São Paulo com fome no Hyatt resolvi experimentar o Kinu, dentre outros restaurantes que o hotel dispõe na área térrea. Dizem que é um dos destaques da gastronomia oriental em Sampa - vamos ver!

Hora do almoço, ambiente clean, moderno e tranquilo, serviço de atendimento excelente e lá fui eu comer uma comidinha japonesa que, segundo a apresentação do restaurante: "Exclusivos sushis, impecáveis sashimis e pratos quentes no menu, consagrados rótulos de saquês, ambiente moderno e o serviço especial fazem do restaurante japonês Kinu um dos destaques da gastronomia oriental em São Paulo. Em uma atmosfera de modernidade, o Kinu apresenta misturas exóticas, com elementos diferenciados e inusitados, atualizando a tradicional cozinha japonesa."

 

Quem comanda as facas é o jovem chef Kazuo Harada (ou Kaká), neto de um sushiman e proprietário de um restaurante na Liberdade; passou pelo Day, Boo e Nagayama, onde trabalhou com o Miura, responsável pela formação de grandes chefs japoneses da atualidade no Brasil. Em 2003, após retornar de uma viagem de um ano ao Japão, onde estagiou em restaurantes em Hiroshima, começou no Kinu ao lado do chef Yasuo Asai. Trabalhou como sous chef de Adriano Kanashiro e em 2010, assumiu a cozinha do Kinu como chef de cuisine.

E veio o cardápio com várias formulas com os mais variados preços - a maioria bem acessível!

Escolhi um menu de 5 cursos chamado 'Bento Box' com uma seleção de entradas, misoshiru (que abri mão), seleção de sushis e sashimi, prato quente e sobremesa.

As cerâmicas foram um destaque à parte para mim - é outra coisa comer num restaurante japonês e notar o cuidado que tiveram quando escolheram as cerâmicas. Em cima de cada guardanapo um origami!

 

E eis que veio a simpática atendente com um embrulho me servir as entradas que escolhi: tipo uma embalagem, ou um saco, que as mulheres conhecem bem quando compram uma bolsa ... ela puxa para cima e 'voilà' (não sei como é em japonês), aparecem duas caixinhas, uma em cima da outra, com as entradas (saladinhas) e os sushis sashimis - super diferente.

 

As saladinhas estavam ótimas, com os temperos no ponto certo e os ingredientes frescos e gostosos. Ahhh, ainda vinha um(a) guioza, com a massa crocante por fora e recheio saboroso.

Acabando de comer você retira a caixa de cima e aparecem os sushis e sashimis que, apesar de estarem corretos, não vi nada de diferente dos milhares que já comi ...

No menu escolhi  um prato quente chamado 'Gyukatsu', ou um filé mignon empanado com legumes e gohan (arroz). Pequenos pedaços de filé mignon de porco com uma crosta interessante e cebolas, cenouras, alho poró e outras não menos importantes puxados rapidamente na frigideira com um leve tempero oriental - muito bom. O arroz, simples e correto!

Para a sobremesa foi oferecida 'frutas da época' ou 'crème brûlée' com gengibre. É claro que escolhi a 2ª opção pois nunca tinha visto, ou comido, a famosa sobremesa francesa num japonês! Estava muito feita executada e a mistura de açúcar com gengibre ficou bem diferente. Boa!

Almoço bom, gostoso e mais ou menos barato ...

Avenida das Nações Unidas 13.301 - Tel: +55 11 2838 1234