SÃO PAULO - MANÍ MANIOCA

29/08/2012 13:28
Voltei para Brasília feliz da vida pois revi amigos, fiz refeições maravilhosas, comi muito pastel e conheci o Mani Manioca dos chefs Helena Rizzo (gaúcha) e Daniel Redondo (espanhol da Catalunha) e eleito o 51º melhor restaurante do mundo. De antemão asseguro que a casa merecia estar entre as 10 primeiras.
Tentei conhecer a Helena em Pirenópolis, mas ela passou pela cidade como um furacão e infelizmente não deu.
 
Como escreveu a Nina Horta fui lá preparado para o "que desse e viesse" e saí deslumbrado com o que "deu e veio".
O famoso corredor do Maní me acolheu de forma maravilhosa - na terça-feira o almoço já bombava e tive que esperar uns 20 minutos de ansiedade para provar a badalada comida da Helena e do Daniel.
Atrás da cortina simples da entrada do restaurante encontra-se um templo da alta gastronomia de São Paulo.
 

 

Comecei com uma sugestão da Chefe de Bar Marcia Martins e pedi um coquetel Rio (vodca Absolut, uvas, manjericão, limão siciliano e licor de abacaxi), que fez cócegas nas minhas papilas gustativas me preparando para o excelente almoço.
Para acompanhar, a minha atendente indicou um "beliskete" com chips de batata com rosbife e mostarda Dijon, que estava sublime com os chips crocantes, o rosbife no ponto e um pingo de mostarda. Aprovado e fatalmente seria copiado por mim para servir os amigos gourmets.
Chegou a hora de sentar! Com um competente atendimento profissional do Saulo escolhi o Menu Temporada de cinco cursos, com uma harmonização de vinhos a ser escolhida por ele - me surpreenda!
Quer couvert? Claroooooo. Quero tudo! E então vieram os pães, as lascas de polvilho (maravilhosas), a coalhada seca, o queijo de cabra com pimenta rosa e a manteiga.

 

Como amuses me foram apresentadas numa pedra um shot com consomé frio de tomate, com tomarilo, mini burratas (mini mesmo!) e manjericão, um bombom de foie gras com goiabada e capa de vinho do Porto (me faltam palavras para descrever, mas ficarão na minha memória para sempre), e os chips já descritos acima (foi ótimo revê-los em tão pouco tempo). 
Para acompanhar uma taça de champagne Drappier.
A seguir uma ostra da Praia dos Sonhos com gelatina de pepino e pérolas de lichia - o contraste dos ingredientes é indescritível ... a foto ficou prejudicada, infelizmente ...
Continuou a sequencia com a "Língua Louca" com couscous de milho e avocado. As línguas foram cortadas quase transparentes e o avocado, quase congelado, contrastava de forma soberba com os demais ingredientes. Fantástico! Mudamos o vinho para um Chardonnay chileno - estava extasiado e não anotei o nome ...
 
 
Veio, então, uma Moqueca de Peixe (cherne) com uma terrine de mandioquinha, azeite de pimentões, dendê e coentro. Tudo no devido lugar, arrematado por um caldinho de moqueca que exalava um sabor e um perfume extraordinários ...
Aguente firme que ainda não acabou ...
Próximo prato: "Arroz de China" com arroz cateto, micros fraldinha e linguiça tostadinhas. É a versão Maní do famoso "Arroz de Puta Rica" do Rio Grande do Sul, que foi acompanhado por um tinto português N2 Triunvirato. Casamento perfeito!
Pena que tá chegando ao fim ...
De sobremesa "Da Lama ao Caos" com um doce de berinjela, coalhada de cabra, pistaches, lima da pérsia e sorvete de gergelim. Diferente, ousado, criativo e delicioso ....
Saí em estado de graça prometendo a mim mesmo voltar para provar uma especialidade da casa: Ovo “perfecto” (cozido a 63 graus durante 1 1/2 horas acompanhado por espuma de pupunha).
Neste ambiente com decoração simples, mas charmosa, esconde um lugar que deixa qualquer um feliz com os sabores da Helena e do Daniel. Inesquecível, como diria a minha amiga gourmet IPC!
Comida, serviço de atendimento, ambiente maravilhosos. Dez com louvour!!!
Mani Manioca - Rua Joaquim Antunes, 212 Jardim Paulistano. São Paulo
 
Tel.: (11) 4304-9942 ou (11) 4304-9943 - atendimento telefônico: seg a sex 9 às 18, sáb 9 às 13h