SÃO PAULO - MOCOTÓ

26/08/2012 13:24

 

Programa de domingo em São Paulo: conhecer o Mocotó Restaurante e Cachaçaria, do chef premiado Rodrigo Oliveira.
Marcamos com os casais amigos IC/TC e  CL/WL, que moram em Itupeva e Ribeirão Preto, respectivamente, para que chegássemos bem cedo a fim de aproveitar o restaurante e o papo.
Qual a minha surpresa ao saber que de onde estávamos a distancia era de 33,8 km e, não, de 11,8 km como achava que tinha lido. O valor pago da corrida de taxi foi superior ao valor da conta do almoço. Sorte que TC nos deu uma carona na volta! Paciência!!!
Ao chegarmos os amigos já estavam na calçada repleta de gente com a mesma intenção ... começamos então a comer um escondidinho de carne-seca e a beber algumas cervejas. É impressionante a quantidade de pessoas esperando e aguardando ansiosamente a chamada para sentar.
Finalmente fomos acomodados numa mesa simples para seis pessoas e começamos a comer. Pedimos de imediato os dadinhos de tapioca dourados e servidos com molho de pimenta agridoce - um dos musts da casa ... delícia!
Depois vieram umas bruschettas de carne de sol, crocantes e igualmente maravilhosas.
Escolhemos, então, uma deliciosa porção de queijo-de-coalho dourado na manteiga de garrafa, acompanhada de melado de cana.
Resolvemos partir para os pratos principais que podem ser divididos e todos podem provar, acompanhados da Cerveja Colorado Atria super gelada.
Peixadinha do São Francisco - pintado no molho de coco com tomatinho, cebola pérola e pimenta cambuci, servida com mix de arroz e farofa crocante de castanha e coco queimado.
Carne-de-sol  assada - Carne-de-sol preparada artesanalmente e servida com manteiga-de-garrafa, alho assado, pimenta biquinho e chips de mandioca.

 

Atolado de vaca - Carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde, servida fumegando na panelinha, servido com um baião-de-dois!

 

Além da cerveja Colorado, resolvemos provar algumas cachaças com destaque para a "Francesinha" (Cachaça Jacuba Ouro, baunilha natural e umburana envelhecida na casa). Inclusive o restaurante tem um sommelier de cachaças ... além de um barista!
De sobremesa pudim de tapioca com leite de coco e leite condensado, servido com calda de coco queimado.
No final o Chef Rodrigo apareceu para um papo descontraído e algumas fotos.
 
Valeu tudo, do antes até o depois!!!
“Fazer cozinha brasileira pra mim é fazer a comida do sertão, que é o meu chão e o de minha família, é contar nossa história. De lá vem nossa riqueza, nosso entendimento e posicionamento no Mundo. É o que e como servimos. É nossa paixão.”
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros - Tel.: 2951-3056