SÃO PAULO - SAINT VIN SAINT

12/10/2013 18:50

Aproveitando a nossa estada em São Paulo marcamos com o casal amigo R/LF e a irmã de DJ=TJ para irmos jantar. A indicação do restaurante ficou por conta deles e sem pestanejar marcaram na Enoteca Saint Vin Saint, local de reuniões de uma confraria de apreciadores de vinhos, que eles participam. A casa é de propriedade do casal Lis Cereja/Ramatis Russo, que só a simpatia deles já vale uma visita. Lis na cozinha e Ramatis no salão fazem o que mais gostam: recebem os amigos como se estivessem na sala da sua casa, acrescentando o vinho como elo de ligação entre os prazeres da boa mesa. E fazem isso de maneira estupenda!!!

Ao entrar no bistrô ou no bar-à-vin, você percebe que ali está a vida do casal com os seus objetos cheios de histórias. Dá vontade de ficar conversando com eles e se encantar com tudo o que for falado sobre cada detalhe da decoração. Quem sabe um dia não mato essa curiosidade?

  

Uma televisão ligada passava Casablanca ... um duo de guitarras tocava bossa nova, com acordes jazzísticos, nos deixavam à vontade para curtir as conversas de quem não se vê sempre. Mas a minha cabeça estava inquieta tentando observar cada peça da decoração e estar atento ao movimento do salão (só 12 mesas), cozinha, etc .... meu Deus, que coisa fascinante!  De repente era tudo o que queria para abrir o meu ... não, já passei dessa fase - não posso nem pensar.

 

Continuando: a carta de vinhos é única em SP, composta 99% de vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais. O menu é sazonal modificado pela Liz quando dá vontade, sempre atrás de ingredientes novos e frescos para as suas criações.

Vocês já devem estar curiosos com o que comemos e bebemos - vamos lá!

A noite começou com um mimo da chef - bombom de foie gras com Jerez Pedro Ximenez. Uma explosão no céu da boca me fez subir e contemplar as obras de arte fixadas no alto da parede ...

Um segundo amuse-bouche atiçou a nossa fome: um mini pincho de magret defumado com mel de açafrão confirmou a vontade de nos agradar.

Sai Liz de cena e entra Ramatis para nos indicar um espumante que não conhecia: o Bossa nº 1 Brut, da Hermann - Bento Gonçalves, 100% Chardonnay, Charmat, ideal para acompanhar o início dos trabalhos. 

 

O couvert composto de pães caseiros feitos na própria Enoteca, com um azeite e suas dedos de moça assanharam o meu paladar, masi as azeitonas e pastinhas.

 

Partimos para escolher duas entradas antes de nos concentrarmos nos principais: camarões crocantes com chutney de manga (camarões rosa empanados em farinha crocante de coco e servidos com chutney de manga) e não poderia deixar de pedir croquetas de jámon (6 unidades de croquetas macias de jamón serrano e batatas) que felizmente consegui provar a primeira - ao querer repeti-la, acabou!!!

 

Os pratos principais escolhidos foram:

Javali ao mel & pólen búlgaro com arroz selvagem (lombo de javali grelhado ao mel búlgaro, com grãos de pólen e arroz selvagem salteado com maçãs e amêndoas). O lombo no ponto perfeito de cozimento, extremamente bem feito, fazia parceria com o magnífico arroz selvagem  que apresentava várias camadas de sabores e crocâncias. Ótimo!

DJ pediu um risotto de boeuf bourguignon - o mais clássico da Enoteca ... cozido durante 8 a 10 horas em vinho Pinot Noir. Comeu tudo ...

Os demais escolheram um filet en croûte (mignon en croûte de massa folheada, com brócolis ao alho e tomates gourmand, acompanhado de fritas). Generoso, fez sucesso com os amigos!

Um chileno De Martino Orgânico acompanhou muito bem todos os pratos ...

De sobremesa: churros caseiros com calda bêbada de doce de leite & chocolate e uma tarte tatin maison com chantilly à "la minute", completaram esse jantar surpreendente, simpático e maravilhoso ...

O que posso escrever mais sobre a Enoteca? Que os 'amigos gourmets' paulistas que me visitam de vez em quando continuem frequentando o lugar, e para os que ainda não conhecem a casa, não sabem o que perderam até agora - ainda dá tempo ... vale a pena!!!

Rua Professor Athilio Inocenti, 811 - Vila Nova Conceição - SP - Tel.: 11-3346-0384