SÃO PAULO - VITO

23/08/2014 11:19
Cada um com a sua mania! Cada chef com o seu ingrediente preferido! E hoje eu vou escrever  sobre o Vito, o seu chef André Mifano e o porco.
Desde os tempos que acompanhava o André e o seu "Taste It" , todas às quintas-feiras (se eu não me engano!) no Glitz, tinha vontade de conhecê-lo pessoalmente, bater um papo  e provar da sua comida. Mas o tempo foi passando, um novo Vito apareceu na Vila Beatriz, o André vem crescendo e eu acompanhando o seu crescimento.
Mas, antes, um pouquinho da sua história: começou lavando louça no Cucina d'Autore, do Mellão, aos 17 anos; mais tarde foi para Londres fazer o Le Cordon Bleu, voltando ao Brasil nos idos de 99 "se achando", como ele mesmo disse em uma entrevista recente. Entre admissões e demissões, se manda para São Francisco para trabalhar como cozinheiro de 'catering'. Volta ao Brasil, abre um restaurante e .... faliu! Depois vai para o Buttina da Filó, alguns bares e, finalmente, assume a subchefia do Tappo Trattoria, do Benny Novak. E aí sim, depois de algum tempo, abreo seu próprio negócio. 
Então, aproveitando a minha ida a São Paulo, propus aos amigosgourmets RG/DG, e DJ que fôssemos conhecer o restaurante do André.
Reserva feita, partimos para lá e já me deparei com um restaurante muito bem montado, 'clean', o oposto do que esperava. Um balcão de bar extenso com 2 ou 3 profissionais a todo vapor, garçons simpáticos, serviço nota 10! E a paixão do Mifano pelos porcos (peças ornamentais, não confundam), espalhados pelo salão.
  
Enquanto aguardávamos pedimos umas caipirinhas para testar aqueles que estavam atrás do balcão - uma de limão e uma de limão cravo, ou limão galego no Rio, ou limão-rosa, limão-cavalo, limão-égua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, 'limão-vinagre e limão tambaqui (ah, esse Wiki é fantástico!).
Prestem atenção: as caipirinhas vieram sensacionais com uma montanha de gelo picado em cima para não deixar aquecer o seu conteúdo, mas você não deve mexer ....
Com um 'couvert' normal, composto de pães da casa (ótimos), 'caponata', abobrinha em picles (ótimos também) e manteiga, começamos matar a nossa fome aguardando o casal de amigos chegarem.
Os amigos chegaram, tudo ok, hora do pedido, sem antes RG ter pedido uma caipirinha de jabuticaba: se vou num restaurante em que o dono é aficionado por porco, nada melhor do escolher algo relacionado ao assunto; reparei que no menu tem uma opção de um mix com 3 escolhas entre os muitos embutidos mas indaguei a minha simpática atendente se poderia vir com mais opções. Claro que sim, vou ver quais estão disponíveis hoje .... e voltou com esta bandeja cheia de salames, sopressata, cacciatore e outras que nunca ouvi falar! Todos os tipos feitos na casa ... fantástico!
Resumo da ópera: escolhemos um fettuccine de tomates e manjericão (NG, que agora é corredor de maratonas e está meio light) e que comentou que nunca comeu um molho de tomates tão bom!
RG pediu ravioles de abóbora com avelãs e manteiga ligeiramente queimada - este eu provei e estava delicioso, suave e com o molho fazendo a harmonização com destaque.
DJ, na dúvida entre o raviole e um risoto de carne de porco, escolheu o último com uma pururuca fantástica - provei também!
E eu que ia de 'wagyu' com mandioca ouro e cogumelos defumados, com o simples fato da atendente ter me dito que a carne só viria selada, praticamente crua, negociei a troca por uma fraldinha ligeiramente mais bem passada. Uma observação: não é que eu goste de carne bem passada mas ela me 'apavorou' um pouco com relação ao 'wagyu'. A fraldinha estava espetacular mas me arrependi de não ter pedido a outra! A mandioca estava simples, mas diferente, meio amanteigada e os cogumelos com um gostinho bastante sedutor. Sem foto pois me esqueci ... pena!
De sobremesa uma 'mousse' de chocolate, com 'mashmallow' e grãos de café que fecharam a noite com o maior bem estar!
Mas fiquei triste por não conhecer o André que está no exterior. Acredito, pelo que tenho lido, que ele será (ou já é) um novo expoente da gastronomia brasileira.
Vale muito a pena conhecer o Vito e ver o que o porco tem a nos oferecer.
Rua Isabel De Castela, 529 - Pinheiros - São Paulo - SP - Tel: (11) 3032 1469