SAN ANDRÉS - EL RINCÓN DE LA LANGOSTA

10/01/2014 01:03

Apontada como um dos principais destinos turísticos da Colômbia, a paradisíaca San Andrés é a maior e principal ilha do conjunto colombiano descoberto pelos ingleses em 1620. Quase imperceptível no mapa e próxima a Nicarágua, desfruta da condição de zona franca, bastante cobiçada para quem quer comprar eletrônicos, bebidas, perfumes, etc. Mas, cuidado! Examine bem antes de comprar para ver se o produto é autêntico...

Para uma estadia de 24 horas escolhemos a Casa Harb, do Jak, um excelente anfitrião e um colecionador de peças de decoração do mundo inteiro. A Casa tem somente cinco quartos, ricamente decorados e cheios de bossas. É aquela pousada para descansar, ouvir o barulho das ondas, ter uma noite de sono fantástico, e esquecer das notícias ruins que vem do Brasil.

Malas entregues e rumo ao restaurante para almoçarmos. Tivemos como indicação o El Rincon de la Langosta e partimos para aprecia-lo. Aquele jeito de restaurante praiano que você pode ir como quiser, com o mar de um azul que eu nunca vi igual batendo abaixo nas pedras, aquela brisa que trás uma sensação de paz e aquela fome que vai apertando ... nada melhor do que uma Club Colômbia (cerveja) estupidamente gelada para abrir o apetite e matar a sede.

Seu proprietário, Francisco Guzman chegou à ilha em meados de 1990 para a construção do Hotel Mar Azul; após o seu final e com os seus bons conhecimentos culinários, resolveu criar o restaurante para que os residentes e turistas pudessem desfrutar de uma boa comida baseada nos produtos que o mar dispõe. 

 

Assim, em 1993, surge o El Rincon aproveitando a excelente vista do infinito mar caribenho aonde os visitantes podem se deliciar com olhares 'deslumbrosos' e gastronomia simples, mas cativante. Entre Pastéis de Caranguejos e de Lagostas começa a nossa farra ... o mar é tão azul e tão limpo que os 'clicks' não param!

 

Francisco, o garçom, nos sugere pedir uma lagosta inteira com dois molhos: manteiga com alho e 'marinera'(com frutos do mar). Diz que dá para os 4 glutões gourmets. Mas antes apresenta um pratinho cheio de chips de ..... 'fruta do pão', típica da região. Os pernambucanos amostrados, DJ e LRM, trocam comentários acerca da fruta que, em Recife, era considerada sem importância, destinada a famílias de baixa renda. Eles, como pertencentes às famílias mais nobres da cidade, tinham comido poucas vezes em forma de sopa. Minha opinião: se bem trabalhada com um molho adicional pode vir a ser um acepipe glamoroso. Quando você prova pode ser uma mandioca frita, ou uma batata em forma de chip.

Mas abre espaço pois chegou a rainha do dia: uma das maiores que já comi! O perfume inundou o Mar do Caribe e inundou os nossos corações de alegrias!!! Majestosa, soberba e só faltava estar no ponto de cozimento ideal .... ESTAVA!!! Parecíamos crianças comendo doces, nos lambuzando, disputando cada pedaço de Vossa Excelência - só chamando assim.

E a tarde foi chegando, a lagosta foi acabando e o papo rolando até que decidimos voltar para a Casa Harb ....

Amanhã continua ...

Estrada Circunvalar, Setor Schooner Bight, Km. 7 – Tel. +57 (8) 513-2707 - https://www.rincondelalangosta.com/