SÃO PAULO - A CASA DO PORCO

01/09/2016 11:11

Como disse Alcy de Vargas Cheuiche na sua 'Saudação ao Porco': "Tem gente que diz que o porco é sujo e que tem preguiça, mas ficam mesmo que loucos quando enxergam uma linguiça. Outros não gostam do bicho, mas brigam se no sanduíche falta um pouco de presunto."

Como não tenho qualquer tipo de problema com a carne de porco e seus derivados, fui conhecer a badalada 'A Casa do Porco', com a minha filha gourmet BG, do casal Janaína e Jefferson Rueda (ex Attimo e Pomodori).

A casa é um misto de boteco modernoso, açougue suíno, com defumadores, cocções lentas e porco do começo ao fim. Com ideias de aproveitamento nunca vistas por mim, apresenta a cozinha brasileira sem mesmices e muita criatividade, fruto - julgo eu - de intensas pesquisas gastronômicas, sem perder o toque caipira dos Rueda.

 

A simpatia da Janaína já nos leva a conhecer cada detalhe da casa e aproveita para comentar o seu trabalho com as merendeiras de São Paulo. O espaço não é grande mas aproveita cada canto para as 'praças de trabalho' e tudo é muito bem organizado.

O serviço foi impecável com o nosso atendente Jadiel e o Jean, o gerente de atendimento. Atentos, solícitos, dispostos a explicar qualquer dúvida que você tenha. Bastava isso para me encantar e tecer elogios intermináveis, uma vez que moro Brasília.

Escolhemos o 'menu degustação', com vários cursos, para explorar melhor o que pretende JR.

Começamos com os embutidos de cabeça - presunto Royal Rueda acompanhados de cebola caramelizada com bacon, mostarda em grãos curtidas no tucupi, picles, telha de porco crocante, manteiga de feijões de legumes - fatias finíssimas que derretem na boca com um sabor fantástico - comeria o dia inteiro!

Em seguida um tartare de porco - carne maturada na câmara fria por 7/10 dias, pequenas gotas de manteiga de tutano, pó de cogumelo, maionese de mostarda e brotos orgânicos - e aí você pergunta: tartare de porco? É isso mesmo que você leu, nunca havia comido um tartare suíno! É leve, saboroso e .... diferente! Uma torradinha, também feita na casa, contribui para realçar os sabores.

Um sushi adocicado de papada de porco pincelado com tucupi negro ligeiramente ácido, mas potente, é apresentado logo após. Leve e inusitado.

A alface romana, arroz de sushi, costelinhas de porco defumadas e algas marinhas na finalização retomou o nosso fôlego gastronômico. De comer com as mãos e com o coração.

Croquete de porco, mostarda em grão curtida no tucupi e pimenta fermentada; como sou alucinado por croquetes, bolinhos, etc, comi o meu bem devagar para saborea-lo com calma, procurando à cada mordida descobrir como era feito. Crocante por fora e cremoso por dentro como deve ser.

Um pão no vapor chinês, barriga de porco, cebola roxa, pimenta fermentada e brotos de  agrião nos deixaram extasiados e sem palavras de tão bom.

Calma .... ainda não acabou!

Um virado a paulista com telha de porco crocante, manteiga de feijão, carne de porco desfiada com linguiça, tartare de banana, ovo de codorna e broto de couve continuou com a demonstração de competência e criatividade do chef.

E chegou o momento mais esperado para mim: a pancetta com goiabada cremosa levemente picante e finalizada com cebola defumada, flor de sal e brotos orgânicos. Crocante, ligeiramente ácido e apimentado, indescritível! Superou as minhas expectativas. Excelente!

Acabou? Não! Agora o prato principal e um dos mais pedidos: San Zé - porco assado na casa de 6 a 8 horas, tutu de feijão, arroz, salada de couve crua e farofa de cebola. Pedaços de porco com as suas pururucas, um tutu bem caipira e uma farofa com farinha do Recife que lembra uma 'poeira', de tão fina, fizeram a festa final.

Sobremesa do Saiko Izawa? Desculpe, mas não dá ....

Café com bala de doce de leite com bacon (feita pela mãe do chef), dadinho de queijo Canastra, encerraram esse banquete dos Deuses.

Alguns mimos podem ser compradas na pequena loja: pedaços de torresmos batizados de porcopoca, sanduíche para comer na calçada, camisetas, etc.

É de lamber os focinhos ... ops, os beiços. Uma das melhores refeições dos últimos tempos. Parabéns!!!

Se quiser conhecer chegue cedo e espere tomando uma cachacinha.

A CASA DO PORCO

Rua Araújo, 124 - Centro - SP - tel.: (11)3258-2578. De 2ª a Sábado das 12 à 0 hs. Domingo das 12 às 17 hs.