SÃO PAULO - JUNJI SAKAMOTO

05/05/2015 09:07

Estando em São Paulo não poderia deixar de ir conhecer a 'casa econômica' do Jun Sakamoto em parceria com a Patricia Abdala, inaugurada no início deste ano, no novo boulevard gastronômico do Shopping Iguatemi. O Junji, que em japonês significa 'filho do Jun', mantém a escrita de 'tal pai, tal filho' com uma alta qualidade gastronômica mas com preços mais acessíveis. São cerca de 70 lugares divididos entre o salão e uma charmosa varanda com decoração 'clean' e muito conforto. O serviço é profissional e atencioso.

  

Pilotando as facas está o braço de direito do chef, José Francisco de Araújo, que não deixa por menos e oferece sushis, sashimis, temakis, hossomakis e uramakis com matéria prima que é a marca de sucesso do 'pai'.

Os sushis podem ser de robalo, linguado, vieiras, carapau, cavalinha, peixe-serra, entre outros. Já os sashimis são montados com beijupirá, salmão, atum e olho-de-boi entre outros. Na dúvida pedi uma porção de degustação pois a gula era imensa e ainda tinha na memória o jantar na Rua Lisboa.

A novidade fica por conta de um pequeno pincel charmoso que deve ser usado com parcimônia  para não carregar no shoyu. Com isso JS ensina os comensais a comer sushis corretamente, sem 'nozoki' (aquelas tijelinhas para você mergulhar e inundar sushis e sashimis com shoyu, gengibre e wasabi). É uma pincelada no peixe e pronto! Como venero comida japonesa cometia uma série de 'pecados' como colocar shoyu no arroz não permitindo que saboreasse o tempero do prato. Segundo a cultura japonesa, molhar o arroz com shoyu é um crime proporcional ao uso de catchup na pizza dos italianos.

E por aí fiquei, satisfeito em conhecer o 'filho' e me deliciar mais uma vez com o cardápio do Jun Sakamoto. Vale a pena a visita.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Shopping Iguatemi - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3813 0820. De segunda a quinta 12h - 15h e também 19h - 23h / Sexta 12h - 15h e também 19h - 00h / Sábado 12h - 00h / Domingo 12h - 22h.