SÃO PAULO - LA REINA DELI

06/08/2015 09:40

Depois de quase três anos afastada das panelas a chef Renata Braune inaugurou o La Reina Deli, numa casinha amarela localizada no bairro de Pinheiros (SP). A casa é resultado da sociedade entre a chef e a advogada Luciana Buch, e o nome foi escolhido pela sonoridade e pela data que Renata nasceu, no dia de Reis (6 de Janeiro).

Acompanho a Renata por trinta anos nas suas aparições na tv e escritos de jornais e ela virou uma espécie de referencial da comida francesa para mim, num tempo em que as mulheres não estavam com essa bola toda na cozinha. Carioca, formada no Le Cordon Bleu, comandou o Chef Rouge por muito tempo.

Aproveitei que estava em São Paulo e fui conhecer o restaurante trazendo na minha memória essa admiração pela chef e, quem sabe, conhecê-la pessoalmente.  

O lugar é extremamente simples e informal, mas de bom gosto, com frases escritas nas paredes, portão de ferro na entrada, tijolos aparentes, geladeira de bebidas no salão, cadeiras de plástico e mesas com pé de ferro. São dois ambientes intercalados pela cozinha de onde saem as delícias de Renata.

  

Cheguei por volta do meio dia e fui muito bem recebido! A fome e a expectativa eram muitas de, finalmente, provar a comida da Renata. Tinha lido que ela está apresentando uma comida caseira autoral, para se lembrar das avós e tias, deixando um passado de comida francesa para trás. O menu de almoço durante a semana é executivo com algumas opções de entrada, prato principal e sobremesa. E aí fico pensando como um restaurante em São Paulo consegue oferecer um menu executivo pela metade dos preços praticados em Brasília - mas deixa isso pra lá ....

 

As entradas têm uma pegada ibérica e, é claro, escolhi umas 'croquetas' para iniciar a refeição; como são porções de oito unidades cada, perguntei ao atendente se poderia mesclar os de presunto serrano com alho poró com os de Gorgonzola com manjericão (4 de cada), sendo prontamente atendido. E não me arrependi.

  

Alternando entre os dois sabores, saboreei um a um tentando escolher qual seria o vencedor - mas não consegui pois ambos estavam deliciosos. Crocantes por fora, sequinhos, leves e cremosos por dentro como devem ser, explodem na boca. Nota dez, com louvor! Comeria milhares ...

O dia era de feijoada mas escolhi algo mais leve: meio frango assado na cerveja, arroz louco e palha de mandioquinha. E aí entendi o que a Renata pretende fazer no La Reina com a sua culinária de avó/tia/mãe. Simples, bem feito, com sabores que enchem a sua boca de lembranças. Muito bom!

Finalmente consigo falar com ela, aproveitando uma rápida passagem pelo salão. Foi um papo atômico de, no máximo, 5 minutos recordando a sua passagem por Brasília. Ficaria horas conversando com ela mas os seus afazeres a impediram - na cozinha da Renata quem 'rala' é ela mesmo, muito diferente dos 'pop chefs' que existem por aí.  

Parti, então, para a sobremesa escolhendo uma tortinha de maçã que estava correta, não muito doce, com uma massa ótima.

Muitos ainda vão ler críticas elogiosas ao trabalho que a chef Renata Braune está desenvolvendo no La Reina Deli. Vida longa e sucesso - você merece!

La Reina Deli Bar

Rua Joaquim Antunes, 621 – Pinheiros

Tel.: (11) 2366-0216