SÃO PAULO - LE BIFE

06/03/2017 08:00

O chef Erick Jacquin é o consultor  do Le Bife, aberto em 2015 e que já é sucesso em São Paulo. Com muitas críticas iniciais dos veículos especializados, Jacquin 'acertou a mão' e, atualmente, é um dos restaurantes preferidos dos paulistanos.

Em cima dessa fama, os 'parentes gourmets' RVG e RT resolveram conhecer o lugar e me enviaram um resumo de como foi a visita.

O Le Bife se auto rotula como um restaurante especializado em carnes, seguindo o conceito gastronômico inspirado no modelo francês 'Bistronomie', ou 'Bistronomia' aportuguesando o termo. Mas o que é 'Bistronomie'? O termo foi criado na França em 1992 pelo chef francês Yves Cambeborde e procurando responder a seguinte pergunta: "Como servir pratos de alta gastronomia, a preços baixos e sem perder os lucros ao final do mês?" A resposta é simples: através da Bistronomie, juntando as características de um bistrô de clima descontraído e decoração despojada, com os ingredientes de um cardápio de restaurantes de alta gastronomia, porém com valores acessíveis. Hoje, este tipo de estabelecimento ganha reconhecimento e ocupa as ruas levando aos consumidores refeições de qualidade e satisfação aos empreendedores. Hoje o Le Comptoir du Relais, um restaurante bistronômico do chef, é um sucesso e as reservas têm que ser feitas com, pelo menos, seis meses de antecedência.

O salão é amplo, com dois ambientes decorados em estilo bistrô e detalhes charmosos com vasinhos de astromélias, talheres próprios para carnes (Laguiole), guardanapos de pano, e seus complementos como saleiro, pimenteiro, etc. Chama a atenção um pequeno (?) detalhe do "merchan" na parede do restaurante: o novo programa de tv do Jacquin.

  

Quanto ao serviço, relata o casal: "No início ficamos um pouco "desassistidos", acho que pela localização da mesa, que era bem escondida no salão, mas depois eles foram atenciosos".

Para abrir o apetite, foi escolhida uma cerveja Baden Baden, tipo Witbier, que harmonizou perfeitamente  com os 'Canapés de Steak Tartare Temperado', que são servidos numa placa de ardósia (ainda está na moda!), com torradinhas finas e crocantes 'comme il faut'; o 'steak tartare' é temperado delicadamente com um ligeiro toque picante e a dupla salsa/cebolinha complementam o sabor da entrada. Muito bom!

 

No Le Bife, os cortes de carnes de ótima qualidade são combinados com deliciosos molhos, uma leve e saborosa salada e variado serviço de guarnições. Além deste modelo, o cliente ainda pode optar por vários outros pratos, entre eles o incomparável Steak Tartar e o Hambúrguer Le Bife, ambos acompanhados por porção de batatas fritas da casa.

Em seguida foi servida uma salada simples com folhas verdes, nozes e molho da casa que "estava bem temperada, correta e fresca".

Acompanhando foi servido um clássico francês (ou belga?): 'pommes frites' que aparecem em copos de papel - com refil se você quiser. E aí nos remete à França, de forma bem rústica, com a cremosidade interior e a crocância exterior e as pontas ligeiramente tostadas. Ótimas!

O casal queria o 'hit' da casa, filé de cordeiro, mas não havia disponível ... as carnes bovinas oferecidas se limitavam ao filé mignon ou angus, além de cortes de porco e frango. Optaram pelo filé mignon .... fazer o quê? Você pode escolher os molhos disponíveis para acompanhamento: 'poivre verte', 'poivre rose', mostarda de Dijon ou 'Béarnaise'. Eu teria escolhido o último, mas eles optaram pelo 'poivre rose', e não se arrependeram. Além dos molhos são servidos acompanhamentos em esquema de rodízio (creme de espinafre, farofinha biju, cebola na brasa, batata gratinada, abóbora assada no forno, cuscuz marroquino, lasanha de berinjela).

Como 'grand finale': o verdadeiro 'petit gâteau au chocolat' com sorvete de baunilha com direito à assinatura do chef. Aí você pergunta se ele estava lá para assinar? Não estava!

RVG, não satisfeita com o que tinha comido até então, pediu a "maravilhosa" 'mousse' de chocolate meio amargo, receita da Simone Jacquin que deve ser ou a mãe, ou a avó dele.

Pelo relato acredito que tenham gostado muito e devem voltar ...

Le Bife - Rua Pedroso Alvarenga, 1088 - Itaim Bibi, 04531-004 São Paulo - Telefones: 11 4324 0783 e 4324 0782 - E-mail para reservas: contato@lebife.com.br

Horário de Funcionamento: Domingo: 12:00 às 17:00 - Segunda: 12:00 às 15:00 - Terça a Quinta: 12:00 às 15:00 e 19:00 às 23:00 - Sexta: 12:00 às 15:00 e 19:00 às 00:30 - Sábado: 12:00 às 17:00 e 19:00 às 00:30