SÃO PAULO - PICCHI

05/05/2015 10:22
Sabe aqueles lugares que você pesquisa e sugere a amigos visita-lo para realmente verificar se é bom? Assim foi com o Picchi, em São Paulo! 
Intitulado como de 'Gastronomia Italiana Autoral', no coração da Oscar Freire, o chef Pier Paolo Picchi descobriu os sabores da culinária familiar e aprendeu os truques das receitas da mãe e da avó desde pequeno. Começa, então a sua carreira no Filomena e vai para a Europa estagiando no Casa Vissani, Balzi Rossi e Guido (na Itália) e Arola e Mugaritz (Espanha), aprendendo a dar valor aos pequenos produtores e respeitando a sazonalidade dos ingredientes durante nove anos. 
Em 2007 abre o primeiro Picchi, no Itaim, depois de passar pelas caçarolas do Emiliano e Café Antique. Desalojado pela especulação imobiliária, resolve abrir o novo Picchi no térreo do Hotel Regent Park.
O espaço é despojado, mas elegante, com um serviço agradável e eficiente. Você esquece que está num 'flat' ...
E lá fomos nós (DJ, LF e RF), amigos de longa data, que sabem comer bem e apreciam a boa mesa. Muita responsabilidade minha na indicação.
O couvert constituído de excelentes pães deu o pontapé inicial para a continuação da jornada gastronômica que começara no Mercadão entre pastéis e sanduiches ....
A seguir, um mimo do chef prenunciou uma ótima refeição.
Para 'antipasti' foram escolhidos a famosa dobradinha aspargos com ovo, caprese Picchi (tomate grelhado, mozzarella de búfala, pasta de azeitonas, pesto genovês e folhas de rúcula), salada verde de mini folhas, brotos, figo caramelizado no aceto balsâmico e vegetais crús. Elogios de todos! Eu escolhi um palmito braseado com folhas verdes que estava um primor - bela execução e apresentação!
Para os 'Primi Piatti' dos amigos: pappardelle ao ragu, atum selado com risoto de limão e uns raviolis de ricota ... que não foram unânimes em sabores e gostos.  A massa do pappardelle foi considerada pesada demais e o ragu sem sabor e o atum meio seco mas com o bom acompanhamento do risoto.
Escolhi um Agnolotti de coelho à caçadora, em seu caldo de cozimento reduzido e tomilho fresco, que estava muito bom com a massa leve e saborosa, bem como o coelho que escoltava.
De sobremesa um Tiramisú Picchi normal sem grandes destaques foi repartido entre nós. Café e 'mignardises' excelentes.
Achamos um bom restaurante sem grandes vibrações ..... às vezes eu acerto, outras não!
Rua. Oscar Freire, 533, Jardins; tel. 11/3065-5560 - Horário de ter. a sex., das 12h às 15h e das 17h à 0h; sáb., das 12h às 16h e dom., das 12h às 17h