TIRAMISÙ

03/10/2013 12:51

Me inspirei hoje para escrever sobre o 'tiramisú' lendo um site português e resolvi pesquisar e informar para vocês o que pude apurar, em termos de significado, origem e tudo o mais. Degustem !!!

O tiramisù (em vêneto, tirame-sù ; em italiano, tirami su, de tirare + mi + su: "levanta-me" ou "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético) é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de pão de ló (em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. Mas a receita original comporta muitas variações.

Há diversas hipóteses sobre a origem do tiramisù:

Segundo uma delas, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosimo III da família Médicis (1642-1723), quando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café, quando foi chamada "Zuppa del Duca".

Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. (https://www.ilovetiramisu.pt/origen_tiramisu.asp)

Uns a localizam no século XX, após a Segunda Grande Guerra, em Treviso, Vêneto, no restaurante "Da Alfredo", a primeira casa do grupo "Torlá". O nome viria da sobremesa energética "che ti tira su" (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas dos bordéis (case chiuse) do Vêneto. Todavia, o próprio restaurante não reivindica sua criação.

Outra possibilidade é que tenha sido criado no restaurante Le Beccherie, em Treviso, no início dos anos 1970.

Era a sobremesa preferida do Papa Bento XVI. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiramis%C3%B9)

O último que comi recentemente foi no Dolce Italian, em Miami, e estava ótimo!!!

A receita original pode ser conseguida através do site https://www.tudogostoso.com.br/receita/91591-tiramisu-original.html