MARAGOGI - BRILHO DO MAR

02/04/2017 17:38

Crítica: Finalizando Maragogi (AL) - Restaurante Brilho do Mar

Nem sempre o restaurante mais estrelado é o melhor, nem o chef mais badalado atrai consumidores, nem a decoração é decisiva na escolha... às vezes você tem vontade de comer aquela comidinha simples, sem frescura, feita por pessoas que sabem cozinhar e aprenderam com as pessoas mais velhas da família.

Há muito tempo queria comer produtos do mar como comia no fim do Recreio dos Bandeirantes, nos 60/70. Pé na areia, comida bem feita, atendimento carinhoso ... foto: https://leofotoarte.blogspot.com.br

E assim achamos o Brilho do Mar, na praia de Maragogi, com o Seu José que faz há 38 anos uma comida honesta e gostosa, tratando os turistas como eles merecem. Uma pessoa que derrama elogios à Cidade Maravilhosa e sempre que pode vai ao Rio.

 

Num primeiro contato você tem que dar uma trava na prosa senão a comida e bebidas se atrasam; ele simplesmente 'explica' cada prato disponível no mínimo dos detalhes.

Eu só queria comer algo simples como camarões ao alho e óleo, um peixinho frito e umas agulhinhas ... mas ele queria que nós comêssemos pratos prontos repletos de arroz, feijão, salada, pirão, etc ... e tomar uma cervejinha. Quando consegui fazer valer a minha vontade, ele foi e voltou até a cozinha mostrando como as agulhinhas e outras delícias estavam frescas (aff). Tudo resolvido, depois de 1/2 hora de papo.

Tudo aparentemente contornado quando aparece o Verão, um rapaz cheio de boas intenções que faz bico como garçom no nordeste quando não está trabalhando como "estilista" em Curitiba. Trabalha duro durante 10 meses para tirar férias de 2 meses em alguma praia do Brasil. E aí começa a falar de todos os lugares em que esteve - fala tanto que a cerveja fica quente e preciso interrompe-lo para que busque outra (só rindo).

Chegam as nossas encomendas e estão como queria: simples, gostosas, bem feitas ...

O peixe escolhido pelo Seu José foi uma posta de Arabaiana, que vai logo explicando como foi pescada, o seu tamanho, a delícia da sua carne. Tinha escolhido um filé mas ele nos confessa que só trabalha com posta e assim é que tem que ser!

Vou pesquisar e leio que o Arabaiana chega a medir 1,8m de comprimento total, com um peso de 45kg - não sei se é conversa e pescador, mas acredito. Para mim o que interessa é o seu sabor, e estava muito bom.

Como nada é totalmente perfeito, você tem que ficar 'espantando' todos os ambulantes que aparecem para vender os seus produtos. Apenas a vendedora de lagostas/lagostins mereceu uma foto, mas faltou coragem para consumir ...

Feliz em poder realizar um desejo antigo de comer produtos do mar frescos e bem feitos... dizem que é o melhor da orla de Maragogi. Os preços são bons e refletem o Brilho do Mar. Vale a pena conhecer. Também conhecido como Marapiocas Brilho do Mar ...

Av. Sen. Rui Palmeira, 269-563 - Orla de Maragogi - AL